Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51165

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFIGUEIREDO, Haroldo Moraes de-
dc.contributor.authorCOUTINHO, Luiz Gustavo Oliveira de Morais-
dc.date.accessioned2023-06-19T14:44:49Z-
dc.date.available2023-06-19T14:44:49Z-
dc.date.issued2020-11-06-
dc.date.submitted2023-06-19-
dc.identifier.citation.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51165-
dc.description.abstractCom o passar dos anos, novos métodos são criados e debatidos na sociedade, onde esses irão transformá-la de acordo com as ideias vigentes e o que pode ser alterado. O presente estudo representa um trabalho de pesquisa bibliográfica sobre a Pedagogia Waldorf e suas influências no ensino de Educação Física escolar. Consideramos ser importante trazer discussões sobre o assunto, pois ainda é pouco discutido na literatura científica sobre Educação Física escolar. O principal objetivo é entender como a Pedagogia Waldorf pode contribuir com o ensino de Educação Física, para ampliarmos o debate em torno das teorias da aprendizagem. Metodologicamente, realizamos uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, que busca ampliar a familiarização com o assunto estudado e melhorar a explicação e compreensão sobre ela. As informações principais foram obtidas do livro base para se estudar a pedagogia Waldorf, escrito por Lanz. Os dados, de forma geral, foram obtidos de um total de 33 fontes, das quais: 16 obtidas de livros; 3 de artigos de periódicos; 4 de artigos acadêmicos; 2 artigos de congresso; 1 site de notícias; 3 de sites de educação; 1 dicionário online; e 3 sites de organizações. A partir da pesquisa realizada é possível concluir que a Pedagogia Waldorf é uma excelente escolha para os pais que almejam um tipo de educação diferenciada que aborda o desenvolvimento de forma holística, trabalhando as competências individuais como um todo em fases específicas da vida, nas quais o aprimoramento destas seria mais propício.pt_BR
dc.format.extent30 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação física para criançaspt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectEscola Waldorfpt_BR
dc.titleO ensino de educação física escolar a partir das contribuições da pedagogia Waldorfpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1522788697371835pt_BR
dc.description.abstractxOver the years, new methods are created and debated in society, where they will transform it according to current ideas and what can be changed. The present study represents a bibliographic research work on Waldorf Pedagogy and its influences in the teaching of Physical Education at school. We consider it important to bring discussions on the subject, as it is still little discussed in the scientific literature on school Physical Education. The main objective is to understand how Pedagogy Waldorf can contribute to the teaching of Physical Education, to broaden the debate around the theories of learning. Methodologically, we carried out a qualitative research, of the exploratory type, which seeks to increase familiarization with the studied subject and improve the explanation and understanding about it. The main information was obtained from the base book for studying Waldorf pedagogy, written by Lanz. The data, in general, were obtained from a total of 33 sources, of which: 16 obtained from books; 3 of journal articles; 4 of academic articles; 2 congress articles; 1 news site; 3 education sites; 1 online dictionary; and 3 organization websites. Based on the research carried out, it is possible to conclude that Waldorf Education is an excellent choice for parents who want a different type of education that approaches development holistically, working on individual skills as a whole in specific stages of life, in which the improving these would be more conducive.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Coutinho, Luiz Gustavo Oliveira de Morais.pdf1,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons