Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51165
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FIGUEIREDO, Haroldo Moraes de | - |
dc.contributor.author | COUTINHO, Luiz Gustavo Oliveira de Morais | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-19T14:44:49Z | - |
dc.date.available | 2023-06-19T14:44:49Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-06 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-19 | - |
dc.identifier.citation | . | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51165 | - |
dc.description.abstract | Com o passar dos anos, novos métodos são criados e debatidos na sociedade, onde esses irão transformá-la de acordo com as ideias vigentes e o que pode ser alterado. O presente estudo representa um trabalho de pesquisa bibliográfica sobre a Pedagogia Waldorf e suas influências no ensino de Educação Física escolar. Consideramos ser importante trazer discussões sobre o assunto, pois ainda é pouco discutido na literatura científica sobre Educação Física escolar. O principal objetivo é entender como a Pedagogia Waldorf pode contribuir com o ensino de Educação Física, para ampliarmos o debate em torno das teorias da aprendizagem. Metodologicamente, realizamos uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, que busca ampliar a familiarização com o assunto estudado e melhorar a explicação e compreensão sobre ela. As informações principais foram obtidas do livro base para se estudar a pedagogia Waldorf, escrito por Lanz. Os dados, de forma geral, foram obtidos de um total de 33 fontes, das quais: 16 obtidas de livros; 3 de artigos de periódicos; 4 de artigos acadêmicos; 2 artigos de congresso; 1 site de notícias; 3 de sites de educação; 1 dicionário online; e 3 sites de organizações. A partir da pesquisa realizada é possível concluir que a Pedagogia Waldorf é uma excelente escolha para os pais que almejam um tipo de educação diferenciada que aborda o desenvolvimento de forma holística, trabalhando as competências individuais como um todo em fases específicas da vida, nas quais o aprimoramento destas seria mais propício. | pt_BR |
dc.format.extent | 30 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação física para crianças | pt_BR |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Escola Waldorf | pt_BR |
dc.title | O ensino de educação física escolar a partir das contribuições da pedagogia Waldorf | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1522788697371835 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Over the years, new methods are created and debated in society, where they will transform it according to current ideas and what can be changed. The present study represents a bibliographic research work on Waldorf Pedagogy and its influences in the teaching of Physical Education at school. We consider it important to bring discussions on the subject, as it is still little discussed in the scientific literature on school Physical Education. The main objective is to understand how Pedagogy Waldorf can contribute to the teaching of Physical Education, to broaden the debate around the theories of learning. Methodologically, we carried out a qualitative research, of the exploratory type, which seeks to increase familiarization with the studied subject and improve the explanation and understanding about it. The main information was obtained from the base book for studying Waldorf pedagogy, written by Lanz. The data, in general, were obtained from a total of 33 sources, of which: 16 obtained from books; 3 of journal articles; 4 of academic articles; 2 congress articles; 1 news site; 3 education sites; 1 online dictionary; and 3 organization websites. Based on the research carried out, it is possible to conclude that Waldorf Education is an excellent choice for parents who want a different type of education that approaches development holistically, working on individual skills as a whole in specific stages of life, in which the improving these would be more conducive. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Coutinho, Luiz Gustavo Oliveira de Morais.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons