Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51161
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Adriano Bento | - |
dc.contributor.author | LIRA, Jacqueline Guedes de | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-19T14:43:47Z | - |
dc.date.available | 2023-06-19T14:43:47Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-20 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-19 | - |
dc.identifier.citation | . | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51161 | - |
dc.description.abstract | As práticas corporais de aventura fazem parte do currículo da Educação Física escolar, são práticas que possibilita aos alunos um contato com a natureza, riscos e fortes emoções. Apesar da sua inserção na educação física escolar, os professores ainda relatam a dificuldade de vivenciar esse conteúdo em suas aulas. Por questões estruturais, materiais e de formação continuada. Porém muitos estudos evidenciam os benefícios das práticas corporais de aventura no segmento educacional nos aspectos sociais e físicos. Diante disso, o objetivo do presente estudo foi construir um método de ensino, para aula ao ar livre na cidade de Vitória de Santo Antão, com abordagem dos conteúdos das práticas corporais de aventura no ensino fundamental. Inicialmente foi realizada uma revisão da literatura nas bases de dados eletrônicos para verificar a existência de métodos de ensino para as práticas corporais de aventura ao ar livre. Posteriormente foi construído uma proposta de método de ensino com 8 aulas abordando os conteúdos das práticas corporais de aventura como slackline, corrida de orientação e parkour. Direcionado para a Escola Prefeito Manoel de Holanda Cavalcanti, com aulas ao ar livre a serem realizadas na Praça da Bela Vista em Vitória de Santo Antão. O método proporciona aos os alunos a interdisciplinaridade com disciplinas do currículo escolar como geografia matemática e ciências além do contato com a natureza trazendo reflexões sobre a sua preservação. | pt_BR |
dc.format.extent | 59 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Física Escolar | pt_BR |
dc.subject | Métodos Didático-Pedagógicos | pt_BR |
dc.subject | Esportes de Aventura | pt_BR |
dc.title | Método de ensino de educação física ao ar livre: as práticas corporais de aventura no ensino fundamental em Vitoria de Santo Antão-PE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6204386206413650 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The bodily practices of adventure are part of the curriculum of school Physical Education, are practices that enable students a contact with nature, risks and strong emotions. Despite their insertion in school physical education, teachers still report the difficulty of experiencing this content in their classes. For structural, material and continuing education issues. However, many studies show the benefits of bodily adventure practices in the educational segment in social and physical aspects. Therefore, the objective of this study was to build a teaching method for outdoor classes in the city of Vitória de Santo Antão, with an approach to the content of adventure body practices in elementary school. Initially, a literature review was conducted in the electronic databases to verify the existence of teaching methods for the outdoor body practices of adventure. Later it was built a proposal of teaching method with 8 classes approaching the contents of the adventure body practices as slackline, orienteering race and parkour. Directed to the Mayor Manoel de Holanda Cavalcanti School, with outdoor classes to be held at Praça da Bela Vista in Vitória de Santo Antão. The method provides students with interdisciplinarity with subjects of the school curriculum such as mathematical geography and science in addition to contact with nature bringing reflections on its preservation. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lira, Jacqueline Guedes de.pdf | 839,81 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons