Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51151
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Luiz Augustinho Menezes da | - |
dc.contributor.author | SILVA, Rosângela Margarida da | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-19T13:09:36Z | - |
dc.date.available | 2023-06-19T13:09:36Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-04 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-19 | - |
dc.identifier.citation | . | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51151 | - |
dc.description.abstract | Os diferentes recursos didáticos, além de oferecer suporte ao professor durante as aulas, têm como objetivo cativar os estudantes ao assunto proposto no ambiente escolar, proporcionando assim um melhor desempenho no processo de ensino-aprendizagem. Provém ainda a construção de aulas mais dinâmicas e interativas, contribuindo para um melhor envolvimento dos estudantes. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo, construir e aplicar uma peça teatral como instrumento didático para o ensino sobre os morcegos, levar saberes quanto a biologia e a importância desses animais para o meio ecológico. Tudo isso com o auxílio de uma peça teatral que conta uma situação vivenciada por dois camponeses. No enredo, é relatado um cenário comum que muitas vezes se assemelha com situações contadas e vivenciadas pelo próprio público presente. A construção do recurso surge das atividades vinculadas ao projeto extensionista “Os morcegos vão à escola: conhecendo mais sobre os morcegos e outros bichos”, no qual, desenvolvemos ações educacionais voltadas a Zoologia de forma mais descontraída. O modelo final construído foi confeccionado com o auxílio de materiais de baixo custo e recicláveis, já quanto a história abordada no roteiro, foi produzida com base em artigos e relatórios de intervenções anteriores a respeito da percepção da população com relação ao grupo dos morcegos. A pesquisa teve como público alvo, estudantes do ensino infantil anos iniciais e ensino fundamental. Para avaliar a funcionalidade do recurso lúdico, foram analisados um quantitativo de 88 materiais, incluindo desenhos, pinturas e 33 frases presentes em alguns dos materiais produzidos pelos estudantes, após a aplicação. Além disso, foi observado a interação dos estudantes com o recurso utilizado e esclarecimentos do conteúdo trabalhado. Com base nas análises dos desenhos, pinturas, frases e mudanças de opiniões no decorrer da aula, foi perceptível a aquisição de informações pelos estudantes com relação ao tema proposta em aula. Portanto, o recurso apresentado surge como uma ferramenta lúdica que pode ser utilizado como suporte ao professor para a realização de aulas mais dinâmicas e interativas. Na proposta empregada na pesquisa, o teatro de fantoches surge como recurso didático que visa eliminar ou ao menos minimizar a visão distorcida que os estudantes têm em relação ao grupo dos morcegos. | pt_BR |
dc.format.extent | 77 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Morcegos – estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Biologia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Recurso didático | pt_BR |
dc.title | O teatro de fantoches como recurso didático para o ensino de morcegos na educação infantil e ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9464662192559604 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The different teaching resources, in addition to offering support to the teacher during classes, aim to captivate students to the proposed subject in the school environment, providing a better performance in the teaching-learning process. It also provides for the construction of more dynamic and interactive classes, contributing to a better students involvement. In this context, the present work aimed to build and apply a play as a didactic tool for teaching about bats, bringing knowledge about the biology and the importance of these animals for the ecological environment. All of this with the help of a play that tells a situation experienced by two peasants. In the plot, a common scenario is reported that often resembles situations told and experienced by the audience present. The construction of the resource arises from the activities linked to the extension project “The bats go to school: knowing more about bats and other animals”, in which we develop educational activities aimed at Zoology in a more relaxed way. The final model was made with the help of low-cost and recyclable materials. As for the story covered in the script, it was produced based on articles and reports of previous interventions regarding the population's perception of the group of bats. The research was aimed at early childhood and elementary school students. To assess the functionality of the playful resource, 88 materials were analyzed, including drawings, paintings and 33 phrases present in some of the materials produced by the students, after application. In addition, it was observed the interaction of students with the resource used and clarification of the content worked on. Based on the analysis of the drawings, phrases and changes of opinions during the class, it was noticeable the acquisition of information by the students regarding the theme proposed in class. Therefore, the presented resource appears as a playful tool that can be used as support to the teacher for the realization of dynamic and interactive classes. In the proposal employed in the research, the puppet theater emerges as a didactic resource that aims to eliminate or at least minimize the distorted view that students have in relation to the group of bats. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silva, Rosângela Margarida da.pdf | 2,88 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons