Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51150
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVEIRA, Emanuel Souto da Mota | - |
dc.contributor.author | SILVA, Alexsandra Alexandre Bezerra | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-19T13:09:15Z | - |
dc.date.available | 2023-06-19T13:09:15Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-19 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-19 | - |
dc.identifier.citation | . | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51150 | - |
dc.description.abstract | O livro ainda é o principal recurso de apoio didático, mesmo com todo o avanço das tecnologias digitais da informação e comunicação (AZEVEDO, 2003). Nele, são apresentadas várias temáticas e sugestões de atividades que promovem o conhecimento amplo e multidisciplinar. Como exemplo têm as atividades práticas experimentais que estimulam o desenvolvimento de habilidades e competências operacionais. Porém, tarefas desta natureza podem gerar situações que coloquem os sujeitos escolares em riscos. Neste sentido, encontrar abordagens sobre biossegurança nos livros é uma forma de exercitar atitudes prevencionistas no ambiente educacional. Nessa direção, o objetivo deste artigo é analisar o desenvolvimento do tema biossegurança nos livros de Ensino Médio, com foco no direcionamento temático e vinculação com atividades de caráter prático experimental para a disciplina de biologia. O tema foi analisado em três coleções, aprovadas pelo PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) para o triênio 2018-2020. Os dados foram analisados em três etapas, com base nos critérios de análise de conteúdos defendidos por Bardin (2011). Ao final, foi observado que as orientações de biossegurança são pouco trabalhadas nos livros didáticos. Considerando que estas atividades proporcionam exposições a agente de riscos, as leituras dos livros reforçam a necessidade de maior atenção ao tema. Além de minimizar os riscos, medidas de segurança podem contribuir de forma positiva no desenvolvimento de comportamentos mais prudentes em situações que extrapolem os contextos didáticos. | pt_BR |
dc.format.extent | 46 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Biologia – estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Biossegurança | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.title | Análise sobre a abordagem do tema biossegurança a partir das atividades práticas propostas em livros de biologia | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0732066954235310 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The book is still the main resource for didactic support, even with all the advances in digital information and communication technologies (AZEVEDO, 2003). It presents several themes and suggestions for activities that promote broad and multidisciplinary knowledge. As an example, there are practical experimental activities that stimulate the development of operational skills and competences. However, tasks of this nature can generate situations that put school subjects at risk. In this sense, finding approaches to biosafety in books is a way of exercising preventive attitudes in the educational environment. In this direction, the objective of this article is to analyze the development of the biosafety theme in high school books, with a focus on thematic direction and link with practical practical activities for the discipline of biology. The theme was analyzed in three collections, approved by the PNLD (National Textbook Program) for the 2018-2020 period. The data were analyzed in three stages, based on the content analysis criteria defended by Bardin (2011). In the end, it was observed that the biosafety guidelines are little worked on in textbooks. Considering that these activities provide exposures to risk agents, the readings in the books reinforce the need for greater attention to the theme. In addition to minimizing risks, safety measures can positively contribute to the development of more prudent behaviors in situations that go beyond didactic contexts. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silva, Alexsandra Alexandre Bezerra.pdf | 2,09 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons