Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51135

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorAZERÊDO, Jaucele de Fátima Ferreira Alves de-
dc.contributor.authorDAMÁSIO, Alan Costa-
dc.date.accessioned2023-06-16T20:46:37Z-
dc.date.available2023-06-16T20:46:37Z-
dc.date.issued2023-04-20-
dc.date.submitted2023-06-15-
dc.identifier.citationDAMÁSIO, Alan Costa. Arquitetura Bioclimática: Anteprojeto de Centro de Ensino Infantil, em Cabo de Santo Agostinho/PE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51135-
dc.description.abstractO presente trabalho consiste na proposta de um anteprojeto de Centro de Ensino Infantil, no município do Cabo de Santo Agostinho/PE, com base nos princípios da arquitetura bioclimática. Foram utilizados procedimentos metodológicos de uma pesquisa exploratória e documental com abordagem qualitativa e quantitativa. Realizou-se pesquisas bibliográficas sobre os conceitos e princípios da arquitetura bioclimática e do conforto ambiental, bem como sobre os condicionantes físicos e legais do município do Cabo de Santo Agostinho. Também foram feitas visitas de campo a três Centros de Ensino Infantil (CEI), na Região Metropolitana do Recife, para avaliar a estrutura física das edificações e avaliar o grau de satisfação dos usuários em relação às condições térmicas e lumínicas. Foram utilizadas como ferramentas de pesquisa: entrevistas, walkthrough, formulários e wish poem. Os CEI visitados foram o CEI Professor Paulo Rosas, o CEI Pontezinha I e o CEI Ponte dos Carvalhos. Também foram feitos estudos referenciais de outros projetos a fim de identificar sistemas construtivos, elementos arquitetônicos e estratégias que dialogavam com o bioclimatismo. Todos esses estudos embasaram a elaboração do anteprojeto, em que foram realizados estudos de ventilação e iluminação naturais, de sombreamento, de uso de materiais sustentáveis e de áreas com vegetação. Tudo isso a fim de promover a integração dos usuários do CEI com os elementos naturais, proporcionando ambientes confortáveis. O anteprojeto foi apresentado com todas as suas características, incluindo planta baixa, cortes, fachadas e perspectivas, além de detalhes construtivos e especificações de materiais, servindo como uma base de recomendações para futuros projetos de Centros de Ensino Infantil, a ser utilizada pelos alunos de Arquitetura e Urbanismo. Em suma, o trabalho apresenta a aplicação dos princípios da arquitetura bioclimática em um projeto de Centro de Ensino Infantil, mostrando a importância de se pensar em soluções sustentáveis para a construção de edificações e a criação de ambientes que promovam a sensação de conforto e de bem-estar dos usuários.pt_BR
dc.format.extent173p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArquitetura Bioclimáticapt_BR
dc.subjectConforto ambientalpt_BR
dc.subjectCentros de Ensino Infantilpt_BR
dc.titleArquitetura Bioclimática: Anteprojeto de Centro de Ensino Infantil, em Cabo de Santo Agostinho/PEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/6906180173840263pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5781031696215655pt_BR
dc.description.abstractxThe present work consists of the proposal of a preliminary project for a Preschool, in the city of Cabo de Santo Agostinho/PE, based on the principles of bioclimatic architecture. Methodological procedures of an exploratory and documentary research with a qualitative and quantitative approach were used. Bibliographic research was conducted on the concepts and principles of bioclimatic architecture and environmental comfort, as well as on the physical and legal constraints of the municipality of Cabo de Santo Agostinho. Visits were also made to three preschools in the Metropolitan Region of Recife, to evaluate the physical structure of the buildings and assess the level of satisfaction of users regarding thermal and lighting conditions. Research tools used included interviews, walkthrough, forms and wish poems. The visited preschools were CEI Professor Paulo Rosas, CEI Pontezinha I, and CEI Ponte dos Carvalhos. Reference studies of other projects were also conducted to identify constructive systems, architectural elements, and strategies that were in line with bioclimatism. All these studies supported the development of the preliminary project, in which studies of natural ventilation and lighting, shading, use of sustainable materials, and areas with vegetation were conducted. All this was done in order to promote the integration of CEI users with natural elements, providing comfortable environments. The preliminary project was presented with all its characteristics, including floor plan, sections, facades, and perspectives, as well as constructive details and specifications of materials, serving as a recommendation base for future projects of preschools, to be used by students of Architecture and Urbanism. In summary, the work presents the application of the principles of bioclimatic architecture in a project of preschool, howing the importance of thinking of sustainable solutions for building constructions and the creation of environments that promote the feeling of comfort and well-being of users.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DAU) - Departamento de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Arquitetura e Urbanismo – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4526-3758pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Arquitetura e Urbanismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TC - ALAN DAMÁSIO.pdf16,71 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons