Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51101

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Ana Cláudia de Araújo-
dc.contributor.authorALBUQUERQUE, Talita de Melo-
dc.date.accessioned2023-06-16T13:24:50Z-
dc.date.available2023-06-16T13:24:50Z-
dc.date.issued2023-05-15-
dc.date.submitted2023-06-14-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Talita de Melo. Musealização e registro de arquivos especiais: o acervo fonográfico do Centro Cultural Benfica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51101-
dc.description.abstractO Centro Cultural Benfica é um local extensionista da UFPE, que abriga três espaços nele, o Teatro Joaquim Cardoso, o Instituto de Arte Contemporânea e o Acervo Museológico, este último, que tem em sua tutela obras de arte diversas, possui um acervo misto por contemplar tanto obras materiais bi e tri dimensionais em suportes variados, quanto registros audiovisuais e fonográficos, imateriais pelo seu conteúdo, mas materiais pelo seu suporte. A coleção de vinis, fitas cassete e fitas de rolo será a observada neste trabalho, por ela não ter sido inserida no sistema de dados atualmente utilizado pelo Acervo Museológico e não ter sido catalogada através de fichas, apesar de fazer parte do acervo. Com o objetivo de explicar como se dá o processo de musealização desse acervo sonoro, são trabalhados os conceitos de documentação, patrimônio universitário, arquivos especiais, e musealização. Em seguida fala-se sobre o Centro Cultural Benfica, do Acervo Museológico do Centro Cultural Benfica e da coleção fonográfica, com o intuito de explicar a formação do acervo estudado, objetivando contextualizar a coleção fonográfica. Por último, é feita uma análise dos processos documentais realizados na coleção e, como objetivo final, é realizado seu diagnóstico com relação ao registro como acervo do Centro Cultural Benfica. Para a metodologia, foram feitas visitas de campo ao Centro Cultural Benfica para o acesso e análise das informações e documentos necessários, como fichas catalográficas, arrolamentos e demais documentação associada à coleção estudada, assim como também dados sobre o histórico de tal coleção, do Acervo Museológico e do Centro Cultural Benfica. De acordo com levantamento inicial realizado na coleção, sabe-se que a maioria das fitas magnéticas são de expressões, eventos, apresentações culturais e entrevistas com artistas da cultura regional como Sebastião Biano, Quarteto Novo, os Irmãos Bandeira, entre outras gravações de manifestações típicas como ursos, caboclinhos e blocos carnavalescos. Já entre os vinis, percebe-se que 77% desse recorte da coleção são de LPs da Funarte, existindo também parte de uma série sobre o carnaval, chamada “O Tema é Frevo”. Tendo isso em mente, é importante observar a forma de inserção dessa coleção no sistema, pois ele foi pensado para um acervo artístico não audiovisual, não conseguindo suprir as especificidades de registro de obras audiovisuais e fonográficas.pt_BR
dc.format.extent48p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAcervo Fonográficopt_BR
dc.subjectDocumentaçãopt_BR
dc.subjectMuseologiapt_BR
dc.subjectCentro Cultural Benficapt_BR
dc.titleMusealização e registro de arquivos especiais: o acervo fonográfico do Centro Cultural Benficapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5644685765229441pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2517504450969881pt_BR
dc.description.abstractxThe Benfica Cultural Center is an extensionist place that lodges three other rooms in itself, the Joaquim Cardoso Theatre, the Contemporary Arts Institute and the Benfica Museological Collection, the latter, having in its guardianship diverse works of art, holds a mixed collection for owning bidimensional and tri dimensional material works in varied material forms, as well as phonographic and audiovisual recordings, that are classified as immaterial for their content but material for their physical form. The vinyl, cassette tapes and reel-to-reel audio tapes collection will be the one observed in this paper, for the collection is not inserted in the data bank currently used by the Benfica Cultural Center Museological Collection and had not been catalogued through the physical catalog sheets, although being a legitimate part of the Benfica Museological Collection. Aiming to explain how the musealization process happens for this phonographic collection, concepts of documentation, university heritage, special archives, and musealization are worked. After, it’s talked about the Benfica Cultural Center, of its Museological Collection and the phonographic collection. Lastly, it’s made an analysis of the documentary procedures made on the collection in the past and, as a final aim, it’s made a diagnosis regarding its cataloging record in the Benfica Cultural Center Museological Collection. For the methodology, field visits were made in order to access and analyze information and other necessary documents, such as catalog sheets, listings of works and further documentation connected to the studied collection here, as well as data about the phonographic collection’s history and of the Benfica Museological Collection. According to an initial data survey it's possible to know that the majority of the magnetic tapes are of cultural expressions, events, cultural manifestations and interviews with regional artists, such as Sebastião Biano, Quarteto Novo, os Irmãos Bandeira, among other recordings of regional manifestations such as ursos, caboclinhos and blocos carnavalescos. With the vinyls it's worth noticing that 77% of them are LPs made by Funarte, and there is also a part of a series about carnaval named "O Tema é Frevo". With that in mind, it's important to observe the way of insertion of that collection in the digital and physical system, because it was created for an artistic non-audiovisual collection, therefore not being able to meet the needs of the registration specificities that phonographic and audiovisual collections demand.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Museologiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DAM) - Departamento de Antropologia e Museologiapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Museologiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Museologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Talita de Melo Albuquerque.pdf1,39 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons