Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51096

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMATOS, Junot Cornélio-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Edilania Rocha-
dc.date.accessioned2023-06-16T12:49:29Z-
dc.date.available2023-06-16T12:49:29Z-
dc.date.issued2021-03-09-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Edilania Rocha. Histórias de vida como mediação para o filosofar. 2021. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51096-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo pensar a vida a partir de vivências experienciadas pelo sujeito, durante seu processo de construção da sua história de vida, tendo comopossibilidade a experiência para nortear o filosofar no espaço educativo. Nosso caminho será trilhado com narrativas das histórias de vidas rememoradas pelos estudantes, tendo como foco as situações vividas que nos tocam e, ao nos tocarem, acontecem em nós, fazendo por meio da escrita a vida acontecer. As narrativas desenvolvidas, através das histórias de vida expostas pelos estudantes, serão analisadas buscando-se elencar as subjetividades encontradas em suas falas. Durante meu percurso como professora sempre me inquietou perceber o quanto os estudantes não são percebidos através das lentes de seus mundos. Assim, este trabalho tem como propósito abordar a experiência que eles trazem de forma particular dentro de suas pluralidades. Essa vivência será pensada a partir da leitura de Larrosa sobre a experiência, “sendo o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca”, e essa possibilidade poderá permitir ao estudante escrever sua história nas entrelinhas da vida, numa filosofia particularmente sua. Em meio a experiência vivenciada por mim e pelos estudantes durante as oficinas, foram desenvolvidas condições que possibilitaram tecer algumas considerações, que contribuíram para a compreensão das experiências vivenciadas no contexto das histórias de vidas narradas, percebendo que essa tessitura se dá no momento que se inicia a escrita da vida. A intervenção do Mestrado Profissional em Filosofia/PROF FILO - Núcleo UFPE - aconteceu através de oficinas com aporte temático sobre as histórias de vida e as experiências vivenciadas, com uma reflexão voltada para a escrita da vida, numa mediação para o filosofar.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectEnsino de filosofiapt_BR
dc.subjectConvivênciapt_BR
dc.subjectVidapt_BR
dc.titleHistórias de vida como mediação para o filosofarpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2576066124291917pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4627841295680114pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Filosofia (PROF-FILO)pt_BR
dc.description.abstractxThis work aims to think about life from the experiences experienced by the subject, during his process of building his life story, having the experience as a possibility to guide the philosophizing in the educational space. Our path will be traced with narratives of life stories remembered by students, focusing on lived situations that touch us and, when they touch us, happen in us, making life happen through writing. The narratives developed, through the life stories exposed by the students, will be analyzed seeking to list the subjectivities found in their speeches. During my journey as a teacher, it always bothered me to realize how much students are not perceived through the lens of their worlds. Thus, this work aims to approach the experience that they bring in a particular way within their pluralities. This experience will be thought from Larrosa's reading of the experience, "being what happens to us, what happens to us, what touches us", and this possibility may allow the student to write his story between the lines of life, in a particularly philosophy your. In the midst of the experience lived by me and the students during the workshops, conditions were developed that made it possible to make some considerations, which contributed to the understanding of the experiences lived in the context of the narrated life stories, realizing that this texture takes place at the moment it begins. the writing of life. The intervention of the Professional Master in Philosophy/PROF FILO - Núcleo UFPE - took place through workshops with thematic contribution on life stories and lived experiences, with a reflection focused on the writing of life, in a mediation for philosophizing.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Edilania Rocha Oliveira.pdf2,93 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons