Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51076
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão | - |
dc.contributor.author | PASCOAL, Rita de Cassia Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-15T13:58:55Z | - |
dc.date.available | 2023-06-15T13:58:55Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-11 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-15 | - |
dc.identifier.citation | PASCOAL, Rita de Cassia Silva. Percepções de professores acerca do ensino de matemática na perspectiva inclusiva. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Matemática - Licenciatura, Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51076 | - |
dc.description.abstract | O cenário educacional brasileiro, apesar dos avanços legais em prol da garantia de condições de acesso e permanência de todos os estudantes em classes regulares de ensino, ainda revela-se, em parte, excludente. Com base nisso, e no fato de que a exclusão permeia, inclusive, as aulas de Matemática, o presente trabalho possuiu como tema o Ensino de Matemática na perspectiva inclusiva, e buscou compreender, mais especificamente, percepções de professores, dos anos finais do ensino fundamental da rede pública municipal de Bezerros-PE, acerca deste ensino. Quanto aos aspectos metodológicos, apresentou abordagem qualitativa, caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, e utilizou como técnica de coleta de dados o questionário, sendo este elaborado no Google Forms e encaminhado aos participantes através do WhatsApp. Entre os principais resultados obtidos, destaca-se a percepção de alguns professores de que tal ensino estaria voltado, especificamente, para os estudantes com deficiência e a de que esse grupo atrapalha o desenvolvimento das atividades quando presente em classes regulares de ensino (o que diverge do que defende a proposta inclusiva). Além disso, constatou-se uma transferência de responsabilidade no que diz respeito aos desafios enfrentados no desenvolvimento de práticas inclusivas em aulas de Matemática. | pt_BR |
dc.format.extent | 55p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Inclusão Educacional | pt_BR |
dc.subject | Formações Docentes | pt_BR |
dc.subject | Recursos Inclusivos | pt_BR |
dc.subject | Estudantes com Deficiência | pt_BR |
dc.title | Percepções de professores acerca do ensino de matemática na perspectiva inclusiva. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6129658150628603 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4866964083641498 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The Brazilian educational scenario, despite the legal advances in favor of the guarantee of conditions of access and permanence of all students in regular teaching classes still prove to be, in part, exclusionary. Based on this, and the fact that exclusion even pervades Mathematics classes, the present work had as its theme the Teaching of Mathematics in the inclusive perspective, and sought to understand, more specifically, perceptions of teachers, of the final years of elementary school of the municipal public network of Bezerros-PE, about this teaching. Regarding the methodological aspects, presented a qualitative approach, was characterized as a descriptive research, and used as a data collection technique the questionnaire, being this elaborated in Google Forms and forwarded to the participants through WhatsApp. Among the main results obtained, the perception of some teachers that such teaching would be aimed specifically at students with disabilities and that this group hinders development of the activities when present in regular teaching classes (which diverges from what the inclusive proposal advocates). In addition, a transfer of responsibility with regard to the challenges faced in the development of inclusive practices in Mathematics classes. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-9271-6708 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Rita de Cassia Silva Pascoal.pdf | 371,4 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons