Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51067

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDUARTE, Ana Maria Tavares-
dc.contributor.authorSILVA, Jandeilson Manoel da-
dc.date.accessioned2023-06-14T21:19:50Z-
dc.date.available2023-06-14T21:19:50Z-
dc.date.issued2023-05-08-
dc.date.submitted2023-06-10-
dc.identifier.citationSILVA, Jandeilson Manoel da. ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS E IMPACTOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM UMA ESCOLA DA PERIFERIA NO MUNICÍPIO DE CUPIRA-PE. 2023. 30 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro Acadêmico do Agreste, Univesidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51067-
dc.description.abstractRESUMO O presente artigo objetiva analisar os desafios e impactos do Ensino Remoto na educação inclusiva em uma escola da periferia no município de Cupira-PE, no período pandêmico e pós pandêmico. Desse modo, para tratarmos da pandemia, Ensino Remoto e educação inclusiva, partimos da concepção de autores como Kohan (2020), Amorim (2020), Gohn (2020), Grossi, Minoda e Fonseca (2020), Martins; Coutinho; Corrochano, (2020), dentre outros. Enquanto percurso metodológico adotamos a abordagem qualitativa (MINAYO, 1995) e utilizamos como meio para coleta de dados, a entrevista (MINAYO E COSTA, 2018), da qual participaram três professoras do Ensino Fundamental I. Para o tratamento do corpus, nos ancoramos na Análise do Discurso de Orlandi (1999), a fim de extrairmos, do discurso das entrevistas, os obstáculos e efeitos da pandemia na educação. Assim, a partir desta pesquisa pudemos perceber que em comparação às pessoas sem deficiência, as PCDs foram ainda mais afetadas no processo de ensino-aprendizagem durante o Ensino Remoto; além disso observamos que, devido à carência de materiais ligados a temática, os desafios e impactos do Ensino Remoto na educação inclusiva, durante e pós pandemia, em sua totalidade ainda não podem ser mensurados.pt_BR
dc.format.extent30p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectEnsino Remotopt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.subjectImpactospt_BR
dc.titleEnsino remoto em tempos de pandemia: desafios e impactos na educação inclusiva em uma escola da periferia no município de Cupira-PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8815755110887545pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1803844180526693pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC repositorio.pdfTCC com as devidas alterações820,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons