Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51064

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBONA, Viviane de-
dc.contributor.authorCUNHA, Claudilene Maria da-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Débora Hyngrid Gomes do-
dc.date.accessioned2023-06-14T18:53:31Z-
dc.date.available2023-06-14T18:53:31Z-
dc.date.issued2023-05-10-
dc.date.submitted2023-05-30-
dc.identifier.citationCUNHA, Claudilene Maria da; NASCIMENTO, Débora Hyngrid Gomes do. Entre atrações, brincadeiras e limite ao acesso: reflexões sobre as telas na primeira infância2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51064-
dc.description.abstractO acesso às telas pelo público infantil tem crescido a partir das transformações tecnológicas da sociedade. Dessa forma, a presente pesquisa tem por objetivo compreender os sentidos atribuídos pelas mães/pais e responsáveis acerca da presença de telas na primeira infância potencializadas a partir do contexto pandêmico. De caráter exploratório e abordagem qualitativa, a investigação utilizou como instrumento um questionário virtual através do Google Forms com questões abertas e fechadas, preenchido por 250 adultos responsáveis por crianças de 0 a 6 anos. Os dados coletados foram categorizados segundo a Análise do Conteúdo proposta por Bardin (2011). Essa técnica permitiu classificar dois grupos de sentidos: as justificativas do tempo de acesso a telas e a opinião dos colaboradores sobre o uso delas. Como resultado, foi identificado que a estrutura familiar impacta consideravelmente no acesso às telas, porém, existem mães/pais e que não concordam com a exposição recorrente. Poucos aquiescem o uso livre e o maior quantitativo dos colaboradores defendem limitar e supervisionar a utilização das telas pelas crianças, seja ele para uso pedagógico ou entretenimento.pt_BR
dc.format.extent26 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTelaspt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectMães e pais responsáveispt_BR
dc.titleEntre atrações, brincadeiras e limite ao acesso : reflexões sobre as telas na primeira infânciapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1031731260412032pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentDEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA, INCLUSÃO E EDUCAÇÃOpt_BR
dc.degree.graduationPEDAGOGIApt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo finalizado Debora Hyngrid Gomes do Nascimento e Claudilene Maria da Cunha Pedagogia 2023.pdf979,83 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons