Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51046
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Ramon de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Caio Jose Campos da | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-14T13:25:15Z | - |
dc.date.available | 2023-06-14T13:25:15Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-12 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-13 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Caio Jose Campos da. Impactos da Reforma do Ensino Médio no trabalho docente com os jovens, na opinião dos professores de Língua Portuguesa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso em Letras-Português - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51046 | - |
dc.description.abstract | Este artigo analisa os impactos que a Lei nº13.415/2017 causaram no trabalho que professores de escolas públicas de Ensino Médio em Língua Portuguesa desenvolvem com os seus estudantes. Especificamente, esta pesquisa visa identificar as práticas docentes de Língua portuguesa em escolas públicas de ensino médio e averiguar se as reformas educacionais tornaram o EM mais atrativo para os jovens na opinião dos docentes. Quanto ao percurso metodológico, é uma pesquisa de natureza qualitativa no qual foi realizado uma pesquisa de campo com professores de língua portuguesa de escolas públicas, utilizando da entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Conclui-se que os docentes demonstram precisar modificar suas práticas para adequar-se aos modelos curriculares propostos pela política governamental, pois são eles os principais responsabilizados por introduzir as mudanças curriculares. Contudo, na maioria dos casos, não recebem formação continuada para tanto, impactando negativamente e fragilizando a identidade profissional, como também alienando o seu trabalho, uma vez que, o professor, por vezes, acaba sentindo não ter autonomia nos processos educacionais. | pt_BR |
dc.format.extent | 27p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Reforma do Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
dc.subject | Professores de língua portuguesa | pt_BR |
dc.title | Impactos da Reforma do Ensino Médio no trabalho docente com os jovens, na opinião dos professores de Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0404328532598690 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9016348910585182 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This article analyzes the impacts that Law nº 13.415/2017 caused on the work that public high school teachers in Portuguese develop with their students. Specifically, this research aims to identify Portuguese language teaching practices in public high schools and to verify whether educational reforms have made High school more attractive to young people in the teacher´s opinion . As for the methodological path, it is a qualitative research in which a field researched was carried out with Portuguese-speaking teachers from public schools, using the semi-structured interview as a data collection instrument. It is concluded that professors demonstrate the need to modify their practices to adapt to the curricular models proposed by the government policy, since they are the main ones responsible for introducing curricular changes. However, in most cases, they do not receive ongoing training for this purpose, negatively impacting and weakening their professional identity, as well as alienating their work, since teachers sometimes end up feeling that they do not have autonomy in educational processes. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC1 - CAIO JOSE CAMPOS DA SILVA1.pdf | 321,32 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons