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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51044

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dc.contributor.advisorALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataíde de-
dc.contributor.authorMARINHO, Hellida Beatriz de Lima-
dc.date.accessioned2023-06-14T13:18:40Z-
dc.date.available2023-06-14T13:18:40Z-
dc.date.issued2023-05-09-
dc.date.submitted2023-05-31-
dc.identifier.citationMARINHO, Hellida Beatriz de Lima. As construções discursivas em torno da organização curricular no período pós-pandêmico por professores da cidade de Brejo da Madre de Deus. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51044-
dc.description.abstractO presente estudo se inscreve no campo de estudos sobre o currículo e práticas curriculares, e tem como principal objetivo analisar as construções discursivas em torno da organização curricular no período pós-pandêmico. Assim, para compreendermos as disputas discursivas em torno da significação do currículo, partimos de autores como Macedo (2019, 2021), Lopes (2011, 2015), Pimentel Junior (2021, 2022). Em nosso percurso metodológico utilizamos a entrevista semi-estruturada como instrumento de coleta de dados e obtivemos a participação de duas professoras. Para a análise nos pautamos na Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe (2015), por se tratar de uma teoria do político, ou seja, do potencial disruptivo dos fenômenos sociais, além de des-sedimentar as certezas, mostrando que as definições são sempre provisórias e precárias e ainda tomamos a contribuição dos estudos derridianos, para compreender os movimentos de tradução curricular. Dessa forma, a partir da nossa pesquisa foi possível perceber que a significação curricular é atravessada por diversos fatores de influência como as dificuldades advindas da pandemia, as políticas avaliativas e a regulação da gestão, tentando padronizar e controlar o processo de ensino-aprendizagem, entretanto as professoras elaboram formas de romper com esse controle e exercer sua agência curricular. Isso nos mostra que a tentativa de hegemonização de um sentido curricular universal é falha, à medida em que entra em contato com os mais diferentes contextos.pt_BR
dc.format.extent21p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectPrática curricularpt_BR
dc.subjectPós-pandemiapt_BR
dc.titleAs construções discursivas em torno da organização curricular no período pós-pandêmico por professores da cidade de Brejo da Madre de Deus.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1393534281037454pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3082597438365146pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

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