Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51019

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorREGIS, Jamerson Brennon de Araújo-
dc.date.accessioned2023-06-12T22:23:58Z-
dc.date.available2023-06-12T22:23:58Z-
dc.date.issued2023-05-05-
dc.date.submitted2023-06-09-
dc.identifier.citationREGIS, Jamerson Brennon de Araújo. O jogo sudoku e sua relação com o raciocínio lógico: uma análise das potencialidades e dificuldades de estudantes de ensino médio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51019-
dc.description.abstractO objetivo de nosso trabalho é investigar as possíveis contribuições que o jogo Sudoku pode oferecer no desenvolvimento do raciocínio lógico e analisar, através de uma aplicação em sala de aula, suas capacidades qualitativas na sua utilização como ferramenta mediadora do conhecimento. A pesquisa é de índole qualitativa e nossa metodologia está organizada em duas fases. Na primeira fase, nos referenciamos em trabalhos que abordaram temáticas semelhantes, fundamentadas por pesquisadores e autores a respeito do jogo Sudoku como ferramenta mediadora no ensino e aprendizagem da matemática, suas particularidades e utilização para o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático alcançados pelos discentes. Na segunda fase realizamos uma pesquisa em uma sala de aula com estudantes do 2º ano de ensino médio, a qual foi dividida em dois momentos. No primeiro momento, apresentamos conceitos gerais sobre o jogo Sudoku e sua conexão com raciocínio lógico e os conectivos lógicos, já no segundo momento aplicamos um questionário para que os alunos se unissem em duplas e através de debates solucionassem os problemas propostos. Tais soluções foram utilizadas como dados para nossa análise, e concluímos que o jogo possui potencial capacidade para mediar o conteúdo trabalhado, mas requer um minucioso cuidado do professor para sua aplicação ser positiva e proveitosa pelos estudantes.pt_BR
dc.format.extent51 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRaciocínio Lógicopt_BR
dc.subjectJogo Sudokupt_BR
dc.subjectVantagenspt_BR
dc.subjectDesvantagenspt_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagem de Matemáticapt_BR
dc.titleO jogo sudoku e sua relação com o raciocínio lógico: uma análise das potencialidades e dificuldades de estudantes de ensino médio.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
dc.description.abstractxThe aim of our work is to investigate the possible contributions that the Sudoku game can offer to the development of logical reasoning and to analyze, through a classroom application, its qualitative capacities in its use as a mediating tool for knowledge. The research is of a qualitative nature, and our methodology is organized into two phases. In the first phase, we refer to works that have addressed similar themes, based on research and authors regarding the Sudoku game as a mediating tool in the teaching and learning of Mathematics, its particularities and use for the development of mathematical logical reasoning achieved by students. In the second phase, we conducted research in a classroom with 2nd-year high school students, which was divided into two moments. In the first moment, we presented general concepts about the Sudoku game and its connection with logical reasoning and logical connectors. In the second moment, we applied a questionnaire so that students could form pairs and, through debates, solve the proposed problems. These solutions were used as data for our analysis, and we concluded that the game has a potential capacity to mediate the content worked on but requires careful attention from the teacher to ensure that its application is positive and fruitful for the students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Jamerson Brennon de Araújo Regis.pdf1,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons