Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51002

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Camila Michelyne Muniz da-
dc.contributor.authorSOUZA, Dulcinéa Meirielly Leite da Silva-
dc.contributor.authorSILVA, Roberta Carla Cosmo da-
dc.date.accessioned2023-06-12T18:32:10Z-
dc.date.available2023-06-12T18:32:10Z-
dc.date.issued2022-10-28-
dc.date.submitted2023-06-01-
dc.identifier.citationSOUZA, Dulcinéa Meirielly Leite da Silva; SILVA, Roberta Carla Cosmo da. As contribuições da Libras como primeira língua no processo de aquisição do Português como segunda língua por estudantes surdos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Libras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51002-
dc.description.abstractEste artigo discorre sobre as contribuições da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a aquisição da segunda língua (L2) na modalidade escrita por pessoas surdas. Nossa pesquisa tem como objetivo, a partir de uma revisão bibliográfica, apresentar a importância da aquisição da Libras como primeira língua (L1) para a aprendizagem de português como L2 para surdos, trazendo reflexões sobre aquisição da linguagem e de língua como L1 e L2. Para tanto, adotamos uma investigação de base bibliográfica, apoiando-nos nos seguintes suportes teóricos que nortearão a nossa temática: Vygotsky (1998), Quadros (1997), Quadros (2011), Quadros (2017), Silva (2018), Nascimento (2008), Dias Jr (2010), Lacerda e Santos (2018). Este estudo foi de grande relevância para compreendermos o modo como o aluno surdo se apropria da escrita e a contribuição da Libras como língua mediadora no processo de aprendizagem. Os resultados identificados apontam fatores que podem auxiliar o discente surdo em seu desenvolvimento linguístico e sociocultural.pt_BR
dc.format.extent20p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectAquisição da linguagempt_BR
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectSegunda línguapt_BR
dc.titleAs contribuições da Libras como primeira língua no processo de aquisição do Português como segunda língua por estudantes surdospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/4197008914138355pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4742879049753133pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3406933147729224pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Libraspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Libras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Dulcinea Meirielly Leite da Silva Souza e Roberta Carla Cosmo da Silva.pdf190,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons