Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51002
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Camila Michelyne Muniz da | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Dulcinéa Meirielly Leite da Silva | - |
dc.contributor.author | SILVA, Roberta Carla Cosmo da | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-12T18:32:10Z | - |
dc.date.available | 2023-06-12T18:32:10Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-28 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-01 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Dulcinéa Meirielly Leite da Silva; SILVA, Roberta Carla Cosmo da. As contribuições da Libras como primeira língua no processo de aquisição do Português como segunda língua por estudantes surdos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Libras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51002 | - |
dc.description.abstract | Este artigo discorre sobre as contribuições da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a aquisição da segunda língua (L2) na modalidade escrita por pessoas surdas. Nossa pesquisa tem como objetivo, a partir de uma revisão bibliográfica, apresentar a importância da aquisição da Libras como primeira língua (L1) para a aprendizagem de português como L2 para surdos, trazendo reflexões sobre aquisição da linguagem e de língua como L1 e L2. Para tanto, adotamos uma investigação de base bibliográfica, apoiando-nos nos seguintes suportes teóricos que nortearão a nossa temática: Vygotsky (1998), Quadros (1997), Quadros (2011), Quadros (2017), Silva (2018), Nascimento (2008), Dias Jr (2010), Lacerda e Santos (2018). Este estudo foi de grande relevância para compreendermos o modo como o aluno surdo se apropria da escrita e a contribuição da Libras como língua mediadora no processo de aprendizagem. Os resultados identificados apontam fatores que podem auxiliar o discente surdo em seu desenvolvimento linguístico e sociocultural. | pt_BR |
dc.format.extent | 20p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Aquisição da linguagem | pt_BR |
dc.subject | Surdo | pt_BR |
dc.subject | Segunda língua | pt_BR |
dc.title | As contribuições da Libras como primeira língua no processo de aquisição do Português como segunda língua por estudantes surdos | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/4197008914138355 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4742879049753133 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3406933147729224 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Libras | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Libras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Dulcinea Meirielly Leite da Silva Souza e Roberta Carla Cosmo da Silva.pdf | 190,49 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons