Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51001

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNEVES, André Menezes Marques das-
dc.contributor.authorRIBEIRO, Beatrix Lee Simões-
dc.date.accessioned2023-06-12T18:26:54Z-
dc.date.available2023-06-12T18:26:54Z-
dc.date.issued2023-05-05-
dc.date.submitted2023-05-30-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Beatrix Lee Simões. Cacareco: aplicativo mobile para conectar pessoas idosas entre si por meio de um tema inédito diário. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51001-
dc.description.abstractO objetivo do projeto é criar conexão entre pessoas idosas para mitigar a exclusão pela falta de conhecimento. Tendo em vista que a falta de autonomia digital, quando experienciada na terceira idade, pode acarretar em um distanciamento social que muitas vezes é maléfico para o entendimento dessa população enquanto agentes sociais ativos. Para o desenvolvimento do projeto, foi utilizada a metodologia Challenge Based Learning (CBL), criada por Mark Nichols, Karen Cator e Marco Torres. Após passar por todas as etapas do ciclo de desenvolvimento de um artefato digital e respeitando as principais diretrizes do processo de design, o projeto traz enquanto resultado a criação de um aplicativo mobile chamado Cacareco.pt_BR
dc.format.extent99p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAplicativopt_BR
dc.subjectIdosospt_BR
dc.subjectChallenge based learningpt_BR
dc.subjectEtarismopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.titleCacareco: aplicativo mobile para conectar pessoas idosas entre si por meio de um tema inédito diáriopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5194437042919213pt_BR
dc.description.abstractxThe goal of the project is to create connections between elderly people to mitigate exclusion caused by lack of knowledge. Considering that the lack of digital autonomy, when experienced in the senior community, can lead to a social distance that is often prejudicial to the understanding of this population as active social agents. To develop the project, it was used the Challenge Based Learning (CBL) methodology, created by Mark Nichols, Karen Cator, and Marco Torres. After going through all the stages of the development cycle of a digital artifact and respecting the main guidelines of the design process, the project brings as a result the creation of a mobile application called Cacareco.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrialpt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DDesign) - Departamento de Designpt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Design – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Beatrix Lee Simoes Ribeiro.pdf10,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons