Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50999
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ARAGÃO, Isabella Ribeiro | - |
dc.contributor.author | MELO, Hélter Pessôa de Moura | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-12T17:07:50Z | - |
dc.date.available | 2023-06-12T17:07:50Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-11 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-19 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Hélter Pessôa de Moura. Mudança de cena: o experimental e o sensível através de pop-ups sobre filmes pernambucanos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50999 | - |
dc.description.abstract | Os mecanismos pop-up e o cinema são mídias que possuem seus próprios aspectos, de maneira independente. Aqui, no entanto, proponho o cruzamento dos caminhos entre ambas, estimulando as correspondências que elas podem traçar através dos seus efeitos narrativos e poéticos. Como objetos de estudo, situo o cinema àquele produzido no estado de Pernambuco e aprofundo o olhar sobre o processo construtivo dos mecanismos pop-up, como um meio de explorar questões do fazer e do sentir na própria prática. Nesse sentido, o objetivo desta monografia foi explorar a criação de mecanismos pop-up sobre filmes pernambucanos, discutindo a importância do experimental e do sensível através dessa relação intertextual. Para isso, utilizei o research-grounded-project (FINDELI et al., 2008) como método que embasa as etapas desta pesquisa teórico-prática, composta por um levantamento bibliográfico, uma pesquisa documental, análises fílmicas e etapas de imersão e experimentação, registradas especialmente através de um caderno de anotações. Os resultados do processo ressaltaram a força das conexões que o pop-up e o cinema podem construir, destacando a importância que o processo experimental possuiu para os resultados obtidos, assim como para o meu próprio fazer, e as questões inerentes a ele. Demonstrou também como novas possibilidades interpretativas surgem quando propostas projetuais assumem a abertura de potencializar diferentes construções poéticas e de significado a partir de um ponto comum, indo de encontro a um design controlador e dito neutro. Mudança de Cena se estabelece numa zona dialógica entre nossas singularidades e as expressões materiais delas, e como o pop-up e o cinema podem assumir o papel de dar luz a essas questões. | pt_BR |
dc.format.extent | 287p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Pop-up | pt_BR |
dc.subject | Cinema pernambucano | pt_BR |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Experimental | pt_BR |
dc.subject | Sensível | pt_BR |
dc.title | Mudança de cena: o experimental e o sensível através de pop-ups sobre filmes pernambucanos | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5507120039464260 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4412311797702220 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Pop-up mechanisms and cinema are media that have their independent aspects. Here, however, I propose the crossing of paths between both of them, stimulating the correspondences that can be traced through their narrative and poetic effects. As objects of study, I situate the cinema to that produced in the state of Pernambuco and deepen the perception of the constructive process of pop-up mechanisms, as a means of exploring issues concerning doing and feeling during the practice itself. Therefore, the goal of this monograph was to explore the creation of pop-up mechanisms about Pernambuco films, discussing the importance of the experimental and the sensitive through this intertextual relationship. To this end, I used the research-grounded-project (FINDELI et al., 2008) as the method that underlies the steps of this theoretical-practical research, composed of bibliographic research, documental research, film analysis, and immersion and experimentation stages, registered mainly through a notebook. The results of the process highlighted the strength of the connections that pop-up and cinema can build, emphasizing the importance that the experimental process had for the results obtained, as well as for my own process of creating, and the questions inherent to it. It has also shown how new possibilities of interpretation emerge when project proposals assume the openness to potentialize different poetic and meaning constructions from a common point, going against a controlling and so-called neutral design. Mudança de Cena is established in a dialogical zone between our own singularities and their material expressions, and how pop-ups and cinema can assume the role of bringing light to these questions. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DDesign) - Departamento de Design | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Design – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Hélter Pessôa de Moura Melo.pdf | 30,7 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons