Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50996
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BRACCHI, Daniela Nery | - |
dc.contributor.author | ARAUJO, Robson Martins Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-12T16:24:36Z | - |
dc.date.available | 2023-06-12T16:24:36Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-03 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-08 | - |
dc.identifier.citation | ARAUJO, Robson Martins Ferreira de. A nordestinidade representada nas capas de álbuns de forró: uma análise de construções identitárias. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50996 | - |
dc.description.abstract | O objeto deste artigo é discutir como os estereótipos consolidados no imaginário popular a respeito do nordestino se configuram nas capas de álbuns de bandas de forró. Para tanto, compreendemos primeiramente a ideia de nordestinidade, entendendo este território como um espaço em movimento. As imagens são analisadas por meio da semiologia proposta por Barthes (2006), atentando-se aos signos presentes dentro dos discursos que esculpem a nordestinidade e a estética dessa região. O estudo termina por apontar os novos arranjos e configurações da ideia de cultura presentes nas imagens dos álbuns de forró, a partir de quatro personagens apreendidos a partir das capas. Perfaz-se assim, uma cartografia de possíveis identidades que evocam um Nordeste múltiplo. | pt_BR |
dc.format.extent | 27p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Forró | pt_BR |
dc.subject | Nordeste | pt_BR |
dc.subject | Imagem | pt_BR |
dc.subject | Capas de Albúns | pt_BR |
dc.subject | Semiologia | pt_BR |
dc.title | A nordestinidade representada nas capas de álbuns de forró: uma análise de construções identitárias. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6149456459123478 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The object of this article is to discuss how stereotypes consolidated in the popular imagination about the Northeastern are configured on the covers of albums by forró bands. To do so, we first understand the idea of northeasternity, understanding this territory as a space in motion. The images are analyzed through the semiology proposed by Barthes (2006), paying attention to the signs present within the discourses that sculpt the Northeasternity and the aesthetics of this region. The study ends by pointing out the new arrangements and configurations of the idea of culture present in the images of forró albums, based on four characters apprehended from the covers. This creates a cartography of possible identities that evoke a multiple Northeast. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Outros::Desenho de Projetos | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Design | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAA-ND): TCC - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Robson Martins Ferreira de Araujo.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons