Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50973
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Luiz Augustinho Menezes da | - |
dc.contributor.author | VASCONCELOS, Thais da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-12T12:27:40Z | - |
dc.date.available | 2023-06-12T12:27:40Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-27 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-12 | - |
dc.identifier.citation | . | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50973 | - |
dc.description.abstract | Os casos de acidentes por escorpiões vêm aumentando a cada ano em todas as regiões do Brasil e o Nordeste se encontra como a segunda região onde são registradas mais ocorrências sobre tais incidentes. De acordo com algumas análises sobre os livros didáticos, quando o assunto é com relação ao filo Arthropoda especificamente ao grupo dos escorpiões com uma abordagem sobre escorpionismo, muitas vezes o conteúdo é abordado de forma superficial, errônea ou até mesmo ausente. Dessa maneira, essa pesquisa teve como objetivo produzir uma história em quadrinho para ser utilizadas nas aulas de Ciências e/ou Biologia com a finalidade de facilitar a assimilação de tais conteúdos pelos estudantes de maneira interativa e didática, proporcionando um melhor desempenho no processo de ensino-aprendizagem e preencher as lacunas de conhecimento dos livros didáticos. A proposta construída contém informações gerais sobre os escorpiões com ênfase em conteúdos relacionados à prevenção de acidentes para fins didáticos, dando prioridade à Região Nordeste. Nesse contexto, para a realização dessa pesquisa foram aplicados os seguintes procedimentos metodológicos: 1- Contextualização do conteúdo com a realidade dos estudantes; 2- Divulgação científica; 3- Preenchimento de lacunas de conhecimento na rede básica de ensino. O recurso produzido é voltado para estudantes dos anos finais do ensino fundamental e apresenta-se como uma ferramenta didática para mostrar a importância desse assunto através da história em quadrinho, visto que as informações não são bem trabalhadas nos livros didáticos onde não associam os assuntos à realidade dos estudantes. Portanto, foi elaborada uma história em quadrinho cujo tema é ―Embarcando no Mundo dos Escorpiões‖, esta trata da diversidade, morfologia, biologia e ecologia dos escorpiões bem como informações sobre escorpionismo de forma contextualizada; O enredo tem como personagem principal um escorpião da espécie T. stigmurus e demais personagens que irão fazer parte da narrativa produzida, o cenário da história ocorre em ambiente rural e urbano. As ilustrações buscam caracterizar o mais próximo possível as espécies abordadas. Como material de apoio são propostas atividades complementares, fontes de aprofundamento do conteúdo e um glossário. Com isso, é elencado a importância de ser trabalhado esse tema nas aulas, visto que estará associando os assuntos à realidade dos estudantes de forma lúdica. | pt_BR |
dc.format.extent | 100 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Animais Venenosos | pt_BR |
dc.subject | Histórias em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Biologia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Recurso didático | pt_BR |
dc.title | Escorpionismo a partir do lúdico: uma proposta de história em quadrinhos | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9464662192559604 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Los casos de accidentes por medio de escorpiones viene creciendo a cada año en todas las regiones de Brasil, además el Nordeste se encuentra como la segunda región donde son registradas más ocurrencias sobre estos accidentes. De acuerdo con algunos análisis sobre los libros didácticos cuando el asunto es sobre al filo Arthropoda específicamente al grupo de los escorpiones con un abordaje sobre escorpionismo, muchas veces el contenido es abordado de forma superficial, equivocada o incluso ausente. De esta manera, la presente investigación tuvo como objetivo producir una historieta para que fuera utilizada en las clases de Ciencia y/o Biología con la finalidad de facilitar la asimilación de estos contenidos por los estudiantes de manera interactiva y didáctica, proponiendo un mejor desarrollo en el proceso de enseñanza-aprendizaje, rellenando lo huecos de los conocimientos del libro didáctico. La propuesta construida contiene informaciones generales sobre los escorpiones con un énfasis en los contenidos relacionados a la prevención de accidentes para fines didácticos, teniendo una prioridad para la región Nordeste. En ese contexto, para la realización de esta investigación fueron aplicados los siguientes procedimientos metodológicos: 1- Contextualización del contenido con la realidad de los estudiantes; 2- Divulgación Científica; 3- Rellenamentos de los huecos del conocimiento de la red básica de enseñanza. El recurso producido es direccionado para estudiantes de los años finales de la enseñanza fundamental y se presenta como una herramienta didáctica para enseñar la importancia de este asunto a través de la historieta, visto que las informaciones no son bien trabajadas en los libros didácticos donde el asunto no es relacionado con la realidad de los estudiantes. Por lo tanto, fue elaborada una historieta cuyo tema es ―Embarcando en el Mundo de los Escorpiones‖ , que tiene como personaje principal un escorpión de la especie T. Stigmurus y los demás personajes que harán parte de la narrativa producida, donde el escenario de la historia se pasa tanto en el ambiente rural como el urbano. Las ilustraciones buscan caracterizar lo más próximo posible las especies abordadas. Como material de apoyo, van a ser propuestas actividades complementarias, fuentes para la profundización del asunto y un glosario.Con eso, se enfatizará la importancia de ese tema ser trabajado en las clases, porque está relacionado a la realidad de los alumnos de forma lúdica. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vasconcelos, Thais da Silva tcc.pdf | 3,46 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons