Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50959

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFERRERIRA, Verônica Gitirana Gomes-
dc.contributor.authorSILVA, João Felipe da-
dc.date.accessioned2023-06-07T15:55:54Z-
dc.date.available2023-06-07T15:55:54Z-
dc.date.issued2023-05-05-
dc.date.submitted2023-07-04-
dc.identifier.citationSILVA, João Felipe da. Como professores usam a programação no ensino da matemática: um mapeamento sistemático.2023. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50959-
dc.description.abstractEssa pesquisa tem como objetivo mapear pesquisas e orientações didáticas sobre a programação na educação matemática em periódicos científicos e de divulgação. Esse estudo é uma Revisão Sistemática de Literatura realizada na base de dados ERIC. Foi utilizada a expressão de pesquisa "programming AND mathematics", delimitada entre os anos de 2020 e 2022. Duas buscas foram realizadas para trocar apenas os filtros de High Schools para Middle Schools. As buscas resultaram em um total de 57 artigos, em que seis eram comuns as duas buscas, totalizando assim, 51 artigos. Foi possível coletar 41 artigos que passaram para a fase de aprovação, por meio da leitura dos resumos. Após a leitura dos resumos, sete artigos foram aprovados. Dos sete artigos, seis mostraram que professores estão utilizando a programação em sala de aula durante o Ensino Fundamental e um mostrou o uso da programação no Ensino Médio. Todos os sete mostraram que o uso da programação em sala de aula auxilia no desenvolvimento matemático dos alunos. Nos documentos de divulgação, além de aparecer como uma ferramenta de ensino para o aprendizado da matemática, a programação também aparece como objeto de estudo. O presente estudo sinaliza a necessidade de realizar pesquisas similares dentro da educação brasileira e de estudar a preparação dos professores para que possam realizar atividades com programação em suas aulas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectProgramaçãopt_BR
dc.subjectEnsino tecnológicopt_BR
dc.subjectFerramentas educacionaispt_BR
dc.titleComo professores usam a programação no ensino da Matemática: um mapeamento sistemático.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/1006147233298918pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4727708481050412pt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to map research and didactic guidelines on programming in mathematics education in scientific and dissemination journals. This study is a Systematic Literature Review conducted in the ERIC database. The search term "programming AND mathematics" was used, limited to the years 2020 and 2022. Two searches were performed to only change the filters from high schools to middle schools. The searches resulted in a total of 57 articles, with six articles common to both searches, totaling 51 articles. It was possible to collect 41 articles that passed the approval phase through reading the abstracts. After reading the abstracts, seven articles were approved. Of the seven articles, six showed that teachers are using programming in the classroom during Elementary School, and one showed the use of programming in High School. All seven articles demonstrated that the use of programming in the classroom aids in the mathematical development of students. In documents for the Brazilian educational system, programming not only appears as a teaching tool for learning mathematics but also as an object of study. This study indicates the need to conduct similar research within the Brazilian education system and to study the preparation of teachers to engage in programming activities in their classes.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC João Felipe da Silva.pdf361,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons