Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50951

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRIBEIRO, Ernani Nunes-
dc.contributor.authorLIMA, Flávia Ariane Santos de-
dc.date.accessioned2023-06-07T13:06:41Z-
dc.date.available2023-06-07T13:06:41Z-
dc.date.issued2021-08-20-
dc.date.submitted2023-06-07-
dc.identifier.citation.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50951-
dc.description.abstractO presente trabalho objetivou compreender o impacto do projeto de extensão “CAVinho: projetando o futuro” na formação de uma Licencianda do curso de Ciências Biológicas do CAV sob a percepção da autora desse estudo, a partir da autoetnografia. Para isso, abordou a vivência de uma discente do curso participante ativa do projeto desde o 1º período do curso, em 2016.1. O projeto objetivava aproximar as crianças que moravam no entorno do CAV ao ambiente acadêmico, ocupando o tempo ocioso dessas crianças, quebrando barreiras entre a universidade e a comunidade, formando um elo de parcerias. Contando com a passagem de mais de 50 crianças ao todo durante os anos de realização, o projeto se iniciou em 2012 e finalizou suas atividades em 2019, tendo mais de 30 monitores durante suas atividades. Partindo assim, de uma abordagem autoetnográfica, que relata sobre as experiências vividas no projeto e os impactos causados na vida acadêmica. Destacamos algumas atividades do projeto, temas abordados e parcerias com outros projetos de extensão. O projeto me proporcionou ser autora de mais de 10 resumos acadêmicos e coautora de 6, além disso, oportunizou a minha participação em duas edições do Congresso Nacional de Educação, uma edição do Congresso Internacional das licenciaturas, duas edições do Simpósio do CAV e quatro edições do Encontro Nacional de Extensão e Cultura. Os impactos também aconteceram na minha vida pessoal, onde destaco cinco sentimentos que afloraram enquanto participei do projeto, como a empatia, prestatividade, afeto, generosidade e a esperança de um futuro melhor para as crianças atendidas pelo projeto.pt_BR
dc.format.extent45 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.titlema, Flávia Ariane Santos de. Os impactos do projeto de extensão "CAVinho: projetando o futuro" na formação de licenciandos do curso de ciências biológicas: uma pesquisa autoetnográficapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5828186266951171pt_BR
dc.description.abstractxThis paper aimed to understand the impact of the extension project "CAVinho: projecting the future" in the formation of a graduate student of the Biological Sciences course of CAV under the perception of the author of this study, from autoethnography. To this end, it addressed the experience of a student of the course, an active participant of the project since the 1st period of the course, in 2016.1. The project aimed to bring children who lived around the CAV closer to the academic environment, occupying the idle time of these children, breaking barriers between the University and the community, forming a partnership link. Counting on the passage of more than 50 children in all during the years of its realization, the project started in 2012 and ended its activities in 2019, having more than 30 monitors during its activities. Thus, starting from an autoethnographic approach, which reports on the experiences lived in the project and the impacts caused in academic life. We highlight some of the project's activities, the themes approached, and the partnerships with other extension projects. The project allowed me to be the author of more than 10 academic abstracts and coauthor of 6. It also allowed my participation in two editions of the National Congress of Education, one edition of the International Congress of Undergraduate Studies, two editions of the CAV Symposium and four editions of the National Meeting of Extension and Culture. The impacts also happened in my personal life, where I highlight five feelings that surfaced while I participated in the project, such as empathy, helpfulness, affection, generosity, and the hope for a better future for the children assisted by the project.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lima, Flávia Ariane Santos de.pdf1,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons