Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50945

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJUSTO, Wellington Ribeiro-
dc.contributor.authorALMEIDA, Karoline Amaral de-
dc.date.accessioned2023-06-07T13:01:20Z-
dc.date.available2023-06-07T13:01:20Z-
dc.date.issued2023-02-24-
dc.identifier.citationALMEIDA, Karoline Amaral de. Análise de eficiência dos gastos educacionais com o ensino médio em Pernambuco. 2023. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50945-
dc.description.abstractO estado de Pernambuco vem apresentando resultados interessantes no cenário da educação básica, seu Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do ensino médio, obteve uma boa colocação, ficou em quinto lugar no ranking nacional de notas do Ideb em 2019. Esse resultado despertou o interesse em investigar a eficiência dos gastos nessa área educacional. Portanto, este estudo visa analisar a eficiência estática e dinâmica dos gastos com educação no ensino médio nos municípios pernambucanos no período de 2017 a 2021. Para isso, foi utilizada a metodologia DEA-BBC com foco nos resultados estáticos e DEA- Malmquist para a análise dinâmica. Em ambos os casos, dividiram-se os municípios pernambucanos em quatro grupos, de acordo a divisão regional em Grupos de Referência Educacional (GREs). Por meio da análise DEA-BBC, constatou-se que a maioria dos municípios (valor percentual) se encontrou no intervalo de eficiência técnica entre 0,75 e 0,99, o que indica uma classificação como tecnicamente ineficientes. Infere-se um crescimento do número de municípios eficientes ao longo do período analisado, de 12,5% para 18,47%. Esses municípios eficientes demonstram que é possível alcançar bons resultados mesmo com diferentes níveis de investimento. Na análise dinâmica com DEA- Malmquist, observou-se que cerca de 59,79% dos municípios reduziram sua produtividade, enquanto 42,39% apresentaram melhora na eficiência. Isso indica que ainda há desafios a serem enfrentados para manter ou melhorar a eficiência ao longo do tempo. No entanto, é importante destacar que os municípios de Moreno, Timbaúba, Tracunhaém, Maraial, Camocim de São Felix, Tacaimbó, Quixaba, Solidão e Carnaubeira da Penha se destacaram por apresentarem um crescimento contínuo na eficiência ao longo do período analisado. Esses casos exemplares demonstram que é possível melhorar a eficiência dos gastos com educação, mesmo diante de desafios. De forma geral, pode-se inferir que, apesar da melhora na eficiência e no progresso técnico, a maioria dos municípios ainda se encontra abaixo da fronteira de eficiência, o que pode ser atribuído, em grande medida, ao regresso tecnológico. No entanto, é importante ressaltar que parcela dessa perda é amenizada pelo efeito positivo dos professores com ensino superior na eficiência geral.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino médio – Pernambucopt_BR
dc.subjectAnálise de envoltória de dados – Pernambucopt_BR
dc.subjectNúmeros índices (Economia)pt_BR
dc.subjectGastos públicos – política e governopt_BR
dc.subjectEficiência (Serviço público)pt_BR
dc.subjectMalmquistpt_BR
dc.titleAnálise de eficiência dos gastos educacionais com o ensino médio em Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6378600864556417pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4131622854992293pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Economia / Centro Academico do Agrestept_BR
dc.description.abstractxThe state of Pernambuco has been presenting interesting results in the basic education scenario, its Basic Education Development Index (Ideb), for secondary education, obtained a good placement, ranked fifth in the national ranking of Ideb grades in 2019. This result sparked interest in investigating the efficiency of spending in this educational area. Therefore, this study aims to analyze the static and dynamic efficiency of spending on education in secondary education in Pernambuco municipalities from 2017 to 2021. For this, the DEA-BBC methodology was used with a focus on static results and DEA-Malmquist for the analysis dynamics. In both cases, the Pernambuco municipalities were divided into four groups, according to the regional division into Educational Reference Groups (GREs). Through the DEA-BBC analysis, it was found that most municipalities (percentage value) were in the technical efficiency range between 0.75 and 0.99, which indicates a classification as technically inefficient. An increase in the number of efficient municipalities can be inferred over the analyzed period, from 12.5% to 18.47%. These efficient municipalities demonstrate that it is possible to achieve good results even with different levels of investment. In the dynamic analysis with DEA-Malmquist, it was observed that around 59.79% of the municipalities reduced their productivity, while 42.39% showed an improvement in efficiency. This indicates that there are still challenges to be faced in order to maintain or improve efficiency over time. However, it is important to highlight that the municipalities of Moreno, Timbaúba, Tracunhaém, Maraial, Camocim de São Felix, Tacaimbó, Quixaba, Solidão and Carnaubeira da Penha stood out for presenting a continuous growth in efficiency over the analyzed period. These exemplary cases demonstrate that it is possible to improve the efficiency of spending on education, even in the face of challenges. In general, it can be inferred that, despite the improvement in efficiency and technical progress, most municipalities are still below the efficiency frontier, which can be largely attributed to technological regression. However, it is important to emphasize that part of this loss is mitigated by the positive effect of professors with higher education on overall efficiency.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Economia / CAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Karoline Amaral de Almeida.pdf734,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons