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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50941
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | HOLANDA, Alessandro Spencer de Souza | - |
dc.contributor.author | MELO, Cleber Faustino de | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-07T12:52:12Z | - |
dc.date.available | 2023-06-07T12:52:12Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-03 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-03 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Cleber Faustino de. A ausência do professor de educação física nas escolas de ensino infantil do Recife. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50941 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo buscou alcançar o entendimento sobre a temática da ausência do professor de educação física, à frente da educação infantil do município do Recife. Para isso, se fez necessário primeiramente um trabalho de pesquisa para se ter um conhecimento mais profundo sobre a história da educação física no Brasil e no mundo. Trazer esse entendimento se mostrou de fundamental importância para enxergarmos a atividade física e a sua aplicabilidade dentro do ambiente escolar, sobretudo no ensino infantil. Após observado o aspecto histórico, o trabalho passa a buscar de forma mais detalhada fontes oficiais como a prefeitura da cidade do Recife e sua secretaria de educação para obtenção de dados relativos à sua rede de ensino, mais especificamente no que tange a educação infantil (creches e pré-escolas), para termos uma noção da abrangência dessa modalidade de ensino no município. Esse estudo é caracterizado por sua natureza básica, de caráter qualitativo, cujo objetivo é exploratório e de delineamento de pesquisa bibliográfica. Dentre os principais resultados e hipóteses apresentadas pelo estudo como fatores importantes para a ausência do professor de educação física no ensino infantil temos: Os fatores econômicos, as lacunas na legislação e as questões políticas como aspectos mais relevantes para a ausência do professor de educação física no âmbito da educação infantil no país, que se aplica também ao cenário e a realidade da capital pernambucana, o Recife. Na pesquisa pudemos também captar um pouco da importância do professor de educação física no seu âmbito de atuação de maneira geral e na educação infantil. Como resultados pudemos concluir através da pesquisa que realmente, a educação infantil no município do Recife não conta com professores de educação física à frente do ensino da disciplina ou no campo de experiência preconizado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Corpo, gestos e movimentos. | pt_BR |
dc.format.extent | 48p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | educação física | pt_BR |
dc.subject | educação infantil | pt_BR |
dc.subject | professor de educação física | pt_BR |
dc.title | A ausência do professor de educação física nas escolas de ensino infantil do Recife | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8640951441643241 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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TCC2 - CLEBER FAUSTINO DE MELO.pdf | 567,63 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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