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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorHOLANDA, Alessandro Spencer de Souza-
dc.contributor.authorMELO, Cleber Faustino de-
dc.date.accessioned2023-06-07T12:52:12Z-
dc.date.available2023-06-07T12:52:12Z-
dc.date.issued2023-05-03-
dc.date.submitted2023-05-03-
dc.identifier.citationMELO, Cleber Faustino de. A ausência do professor de educação física nas escolas de ensino infantil do Recife. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50941-
dc.description.abstractO presente estudo buscou alcançar o entendimento sobre a temática da ausência do professor de educação física, à frente da educação infantil do município do Recife. Para isso, se fez necessário primeiramente um trabalho de pesquisa para se ter um conhecimento mais profundo sobre a história da educação física no Brasil e no mundo. Trazer esse entendimento se mostrou de fundamental importância para enxergarmos a atividade física e a sua aplicabilidade dentro do ambiente escolar, sobretudo no ensino infantil. Após observado o aspecto histórico, o trabalho passa a buscar de forma mais detalhada fontes oficiais como a prefeitura da cidade do Recife e sua secretaria de educação para obtenção de dados relativos à sua rede de ensino, mais especificamente no que tange a educação infantil (creches e pré-escolas), para termos uma noção da abrangência dessa modalidade de ensino no município. Esse estudo é caracterizado por sua natureza básica, de caráter qualitativo, cujo objetivo é exploratório e de delineamento de pesquisa bibliográfica. Dentre os principais resultados e hipóteses apresentadas pelo estudo como fatores importantes para a ausência do professor de educação física no ensino infantil temos: Os fatores econômicos, as lacunas na legislação e as questões políticas como aspectos mais relevantes para a ausência do professor de educação física no âmbito da educação infantil no país, que se aplica também ao cenário e a realidade da capital pernambucana, o Recife. Na pesquisa pudemos também captar um pouco da importância do professor de educação física no seu âmbito de atuação de maneira geral e na educação infantil. Como resultados pudemos concluir através da pesquisa que realmente, a educação infantil no município do Recife não conta com professores de educação física à frente do ensino da disciplina ou no campo de experiência preconizado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Corpo, gestos e movimentos.pt_BR
dc.format.extent48p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjecteducação físicapt_BR
dc.subjecteducação infantilpt_BR
dc.subjectprofessor de educação físicapt_BR
dc.titleA ausência do professor de educação física nas escolas de ensino infantil do Recifept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8640951441643241pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Licenciatura)

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