Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50911

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLIMA, Iranete e Maria da Silva-
dc.contributor.authorSANTOS, Miky Wesley da Silva-
dc.date.accessioned2023-06-06T15:18:50Z-
dc.date.available2023-06-06T15:18:50Z-
dc.date.issued2023-11-04-
dc.date.submitted2023-07-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50911-
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo realizar um mapeamento abrangente de estudos que abordam a Educação Matemática Crítica e a Formação de Professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para alcançar esse objetivo, utilizou-se como base as preocupações e conceitos fundamentais da Educação Matemática Crítica, e empregou-se uma abordagem bibliográfica. O corpus de análise consistiu em publicações encontradas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, que tratavam das temáticas pesquisadas, ou seja, Educação Matemática Crítica (EMC), formação de professores e anos iniciais do Ensino Fundamental. Como referência temporal, considerou-se o ano de 2001, marco inicial da primeira publicação sobre Educação Matemática Crítica no Brasil. Os resultados revelaram uma ampla diversidade de pesquisas que se fundamentam na EMC. Dentre os temas explorados sob a perspectiva crítica, destaca-se a Educação Financeira. A maioria dos estudos indica a necessidade de os professores vivenciarem ações de formação continuada que abordem o ensino de matemática nessa perspectiva crítica. Essa demanda reflete a importância de os professores desenvolverem competências e habilidades relacionadas à Educação Matemática Crítica, a fim de promover uma educação matemática mais significativa e contextualizada para os alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Portanto, há uma necessidade premente de investimentos em programas de formação continuada que abordem especificamente essas temáticas, visando aprimorar a prática pedagógica e proporcionar uma educação matemática mais crítica e transformadora.pt_BR
dc.format.extent23p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação matemática críticapt_BR
dc.subjectAnos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleEducação matemática crítica e formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: o que dizem as pesquisas?.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6511971247986231pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8522397432350630pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Miky_Santos_TCC_Versao_Final_.pdf340,95 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons