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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50905
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SOARES, José Moura | - |
dc.contributor.author | SILVA, João Victor Mendes da | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-06T14:07:51Z | - |
dc.date.available | 2023-06-06T14:07:51Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-09 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-03 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, João Victor Mendes da. Desenvolvimento de rotina em AutoLISP para o cálculo de empuxo passivo em solos arenosos pela metodologia da espiral logarítmica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Engenharia Civil – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50905 | - |
dc.description.abstract | Para elaboração de um projeto de muro de arrimo, torna-se necessário dimensionar a sua geometria, calcular os empuxos de terra atuantes e fazer o cálculo de estabilidade do mesmo, verificando a fator de segurança quanto ao deslizamento e ao tombamento, e analisando a capacidade de carga do solo de fundação e sua estabilidade global. Na realização do estudo de muros de arrimo, normalmente encontra-se dos dois tipos de empuxo: ativo e passivo. Se tratando especificamente do empuxo passivo, verifica-se que existem diversas metodologias de cálculo, dentre elas, destaca-se uma que é utilizada para solos arenosos, que é a metodologia da espiral logarítmica. O princípio dessa metodologia parte da análise de várias superfícies de ruptura, portanto, gasta-se um tempo razoável para descobrir onde ocorre a ruptura, chamada de superfície crítica. Atualmente com o desenvolvimento da computação gráfica, é possível trabalhar através algoritmos, metodologias para acelerar o processo de cálculo de empuxo passivo. Um instrumento bastante utilizado em projetos de engenharia e arquitetura, o AutoCAD, uma ferramenta CAD (Computer-Aided Design), que de maneira general serve para realização de desenhos e representações gráficas, mas que também pode ser utilizado para cálculos mediante linguagem de programação própria chamada AutoLISP. A partir dela é possível implantar funcionalidades adicionais através de arquivos textos ASCII (American Standard Code for Information Interchange). Esses arquivos são criados em AutoLISP, que é uma variação da LISP (List Processing). Através do seu uso é possível fazer praticamente qualquer tipo de comando ou rotina para fins de cálculo ou desenhos de engenharia. Assim sendo, esta pesquisa visa o desenvolvimento de uma rotina para acelerar o processo de investigação de superfície crítica em caso de empuxo passivo em solos arenosos. Os resultados obtidos com a rotina desenvolvida determinam o empuxo passivo e a posição da superfície de ruptura crítica com precisão e velocidade. | pt_BR |
dc.format.extent | 40p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | AutoLISP | pt_BR |
dc.subject | Superfície ruptura crítica, | pt_BR |
dc.subject | Empuxo passivo | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de rotina em AutoLISP para o cálculo de empuxo passivo em solos arenosos pela metodologia da espiral logarítmica. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5692816429921303 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6754008183460303 | pt_BR |
dc.description.abstractx | For the execution of a retaining wall project, it is necessary to dimension its geometry, calculate the active earth thrusts and calculate its stability, verifying the safety factor regarding sliding and overturning, and analyzing the capacity foundation soil load and its overall stability. When carrying out the study of retaining walls, two types of thrust are usually found: active and passive. If dealing specifically with passive thrust, it appears that there are several calculation methodologies, among them, one that is used for sandy soils stands out, which is the methodology of the logarithmic spiral. The principle of this methodology starts from the analysis of several rupture surfaces, therefore, a reasonable time is spent to discover where the rupture occurs, called the critical surface. Currently with the development of computer graphics, it is possible to work through algorithms, methodologies to accelerate the passive thrust calculation process. An instrument widely used in engineering and architecture projects, AutoCAD, a CAD (Computer-Aided Design) tool, which in general serves to carry out drawings and graphic representations, but which can also be used for calculations through its own programming language. called AutoLISP. From there, it is possible to implement additional functionalities through ASCII (American Standard Code for Information Interchange) text files. These files are created in AutoLISP, which is a variation of LISP (List Processing). Through its use it is possible to make practically any type of command or routine for calculation purposes or engineering drawings. Therefore, this research aims to develop a routine to accelerate the critical surface investigation process in case of passive thrust in sandy soils. The results obtained with the developed routine determine the passive thrust and the position of the critical failure surface with precision and speed. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias::Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologia | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC- Engenharia Civil - Bacharelado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC2_JoãoVictorMendes.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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