Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50884
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MENDONÇA, Maria Collier de | - |
dc.contributor.author | ALVIM, Thomaz Antônio Costa e | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-06T12:31:09Z | - |
dc.date.available | 2023-06-06T12:31:09Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-04 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-04 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50884 | - |
dc.description.abstract | Adolescentes estão, em larga medida, ausentes dos espaços de produção jornalística, ainda que alguns sociólogos defendam o seu direito de participação neles, e este já seja estabelecido por lei. Os limitados espaços que excetuam-se a esta tendência são pouco reconhecidos. Esta pesquisa objetivou ajudar a legitimação de adolescentes como possíveis produtores de conteúdos jornalísticos. Para tanto, foram observadas características relevantes de 77 vídeo-reportagens publicadas pela página de jornalismo cidadão News in a Rush, produzida no Instagram pelo estadunidense Joshua Rush, que era adolescente e tinha 16 a 17 anos durante a existência da página (de 2018 a 2019). Em seguida, foi realizada uma análise comparativa entre a cobertura jornalística de três pautas políticas, publicadas pelas páginas de jornalismo cidadão News in a Rush e pela rede de canais TLDR News, produzida pelo adulto inglês Jack Kelly no YouTube. Vale ressaltar que nenhum desses dois produtores possui formação técnica em Jornalismo. A metodologia utilizada foi baseada na Análise Pragmática da Narrativa Jornalística, de Luiz Gonzaga Motta, e na Análise do Discurso em Jornalismo, de Márcia Benetti. Os resultados indicam que a cobertura jornalística produzida pelo adolescente norte-americano Joshua Rush apresenta diferenças quando comparada à produção do adulto analisado, que não resultam de uma cobertura menos completa, apenas indicam diferentes objetivos e circunstâncias comunicativas. O primeiro capítulo deste trabalho trata-se de uma introdução geral à discussão proposta. O segundo trata da revisão de literatura feita para reforçar as bases bibliográficas sobre as quais a pesquisa se estende. O terceiro capítulo, por sua vez, descreve a metodologia utilizada no trabalho. O quarto capítulo consiste na análise dos vídeos em si. Depois disso, são apresentadas as considerações finais da pesquisa no quinto e último capítulo. | pt_BR |
dc.format.extent | 55f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Jornalismo adolescente | pt_BR |
dc.subject | Jornalismo cidadão | pt_BR |
dc.subject | Jornalismo digital | pt_BR |
dc.subject | Adolescência | pt_BR |
dc.title | Notícias às Pressas : Análise comparativa das páginas News in a Rush e TLDR News | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5812490857110564 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Adolescents are, to a large extent, absent from journalistic production spaces, even though sociologists defend their right to participate in it and said right is enshrined in law. The few spaces that are exempt from this trend are small and seldom recognized. This research aimed to analyze a page of such characteristics to help legitimize adolescents as possible journalistic producers. This research observed all 77 video reports published by the citizen journalism page News in a Rush, produced on Instagram by North-American Joshua Rush, who was between the ages of 16 and 17 during the existence of the page. Trends and relevant features, as well as videos symbolic of these trends, were recorded. A comparative analysis was then carried out between the journalistic coverage of three stories by News in a Rush and that of the TLDR News channel network, another citizen journalism project produced by an adult, Englishman Jack Kelly, on YouTube. Neither of the two producers has previous professional training in Journalism. The methodology used was based on the Pragmatic Analysis of the Journalistic Narrative, by Luiz Gonzaga Motta, and on the Discourse Analysis in Journalism, by Marcia Benetti. The results indicate that the journalistic coverage produced by an adolescent differs from that of an adult, but those differences are not the result of incomplete coverage, rather just of different communicative goals and circumstances. The first chapter of this work is a general introduction to the discussion. The second deals with the literature review carried out to reinforce the bibliography upon which the research sustains itself. The third chapter, in turn, describes the methodology used in the work. The fourth chapter consists of the analysis of the videos itself. After that, finally, the final considerations of the research are presented in the fifth and last chapter. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DCS) - Departamento de Comunicação Social | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Jornalismo – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Jornalismo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Thomaz Antônio Costa e Alvim.pdf | 17,19 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons