Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50868

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRODRÍGUEZ, Ernesto Arcenio Valdés-
dc.contributor.authorSOUZA, Pedro Macedo Vilaça de-
dc.date.accessioned2023-06-05T23:56:01Z-
dc.date.available2023-06-05T23:56:01Z-
dc.date.issued2023-04-24-
dc.date.submitted2023-06-02-
dc.identifier.citationSOUZA, Pedro Macedo Vilaça de. Modelos de gases reais no ensino de física básica: uma análise curricular de graduações de física no brasil. 2023. 40 f. TCC (Graduação) - Curso de Física - Licenciatura, Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50868-
dc.description.abstractNeste trabalho foram analisados documentos curriculares de disciplinas de Física básica, provenientes de cursos de graduação em Física (licenciatura e bacharelado) de 13 unidades federativas do Brasil. Com a finalidade de verificar se há uma menção a gases reais ou a algum modelo específico de gás real. Como referenciais teóricos foi adotada a noção de modelo científico e do processo de modelagem científica de Brandão, Araujo e Veit (2011); Cupani e Pietrocola (2002); Silva e Catelli (2020). Assim como foram discutidas as potencialidades de abordar a noção de modelos e do processo de modelagem no ensino de Física, e também foi realizada uma discussão teórica acerca do modelo de gás ideal e do modelo de gás de van der Waals. Tendo como perspectiva as potencialidades que essa discussão acerca dos modelos de sistemas gasosos possuem dentro de uma disciplina de Física básica. Como resultado foram obtidos um total de 82,4% de documentos curriculares que não fazem menção a gases reais. Indicando que essa discussão acerca dos gases reais não é bem explorada no âmbito da Física básica. Esse resultado aponta para a necessidade de pensar a (re)formulação dos documentos curriculares de disciplinas do ciclo básico da Física, de modo a incentivar uma maior reflexão acerca da natureza do processo científico.pt_BR
dc.format.extent40 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectensinopt_BR
dc.subjectmodelospt_BR
dc.subjectmodelagempt_BR
dc.subjectgás realpt_BR
dc.subjectgás idealpt_BR
dc.subjectfísica básicapt_BR
dc.titleModelos de gases reais no ensino de física básica: uma análise curricular de graduações de física no Brasil.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5448156334710151pt_BR
dc.description.abstractxIn this work, course syllabus of basic Physics courses from undergraduate programs in Physics (both licentiate and bachelor's degree) from 13 Brazilian federal units were analyzed. The purpose was to verify if there is any mention of real gases or any specific model of real gas. The theoretical references adopted were the notion of scientific model and the process of scientific modeling proposed by Brandão, Araujo, and Veit (2011); Cupani and Pietrocola (2002); Silva and Catelli (2020). The potentialities of approaching the notion of models and the process of modeling in Physics education were also discussed, as well as a theoretical discussion about the ideal gas model and the van der Waals gas model. The perspective was to explore the potentialities that this discussion about gas systems models has within a basic Physics course. As a result, a total of 82.4% of course syllabi did not mention real gases, indicating that this discussion about real gases is not well explored in basic Physics. This result points to the need to rethink the course syllabi of basic Physics courses, in order to encourage greater reflection on the nature of the scientific process.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Pedro Macedo Vilaça de Souza.pdf2,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons