Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50856

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorANJOS, Luiz Carlos Marques dos-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Maria Crislany dos Santos-
dc.date.accessioned2023-06-05T16:40:25Z-
dc.date.available2023-06-05T16:40:25Z-
dc.date.issued2023-04-10-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Maria Crislany dos Santos. Network, vantagem competitiva e desempenho em pequenas empresas. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50856-
dc.description.abstractO objetivo desse estudo foi analisar os efeitos da network na vantagem competitiva e no desempenho organizacional de pequenas empresas. A amostra foi composta por observações em sete cidades do agreste pernambucano e contou com a participação de 166 gestores de pequenas empresas. Os dados foram coletados utilizando uma survey e em seguida foram mensurados fatores representativos das variáveis de interesse. Por fim, procedeu-se à análise utilizando a técnica de regressão linear. Os resultados demonstraram que as variáveis não foram significativas no modelo, mas revelaram que a network é um fenômeno reconhecido pelos proprietários/gestores de pequenas empresas, porém, não é uma técnica amplamente estruturada. Este estudo contribuiu para a teoria das redes ao evidenciar como as dinâmicas entre ator-rede estão sendo constituídas em pequenas empresas e por reconhecer o potencial instrutivo da network como ferramenta de apoio nas atividades laborais. Adicionalmente, fornece dados exclusivos sobre pequenas empresas organizadas em Arranjos Produtivos Locais (APL) e reforça o debate sobre a possibilidade de tais organizações atuarem em rede.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNetworkpt_BR
dc.subjectVantagem competitivapt_BR
dc.subjectDesempenho organizacionalpt_BR
dc.titleNetwork, vantagem competitiva e desempenho em pequenas empresaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2195970732614855pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2136400491380618pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencias Contabeispt_BR
dc.description.abstractxThe main goal of this study was to analyze the network effects on the competitive advantages and on the organizational performance from the small business. The samples were composed by observations of 166 small business managers from seven cities of Pernambuco, a brazilian northeast state. The data were collected using a survey and measuring representative factors of the variables of interest. Lastly, it was realized the analysis using linear regression technique. The results showed that variables were not significant in the model. However, showed that network is a recognized phenomenon from the managers of small business, but is not a broadly structured technique. This study contributed to network theory while showed how actor-network dynamic are being constituted in small business and by recognize instructive potential as a support tool in the routine. Additionally, provides exclusive datas about small business organized in local productive arrangements and reinforces the debate about the possibility of these organizations act in network.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Maria Crislany dos Santos Oliveira.pdf956,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons