Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50827

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorANJOS NETO, Mário Rodrigues dos-
dc.contributor.authorCHAVES, Jonas Augusto de Barros-
dc.date.accessioned2023-06-03T11:33:52Z-
dc.date.available2023-06-03T11:33:52Z-
dc.date.issued2017-01-10-
dc.date.submitted2023-06-01-
dc.identifier.citationCHAVES, Jonas Augusto de Barros. Avaliação do nível de satisfação do cliente no ramo da construção civil: um estudo de caso na CP Construção. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50827-
dc.description.abstractO comportamento crescente das exigências organizacionais objetivando sempre a maximização dos resultados e o aumento da capacidade competitiva tem incentivado a adoção de inúmeras práticas administrativas, entre elas a gestão da qualidade. Atualmente os clientes tem mais opções de compra, a concorrência está presente em todos os segmentos, o nível de competitividade está muito maior e conhecer os seus clientes e os manter satisfeitos é um grande desafio para as empresas que pretendem se manter vivas no mercado. Ter um bom relacionamento com clientes, qualidade nos produtos e serviços, se tornam requisitos necessários para elevar o nível de concorrência da empresa e na qualidade naquilo que oferece. O gerenciamento da satisfação do usuário é um dos principais fatores de sucesso de uma empresa, pois fornece informações necessárias à tomada de decisões e ao desenvolvimento de ações de melhoria da qualidade e produtividade. A identificação das necessidades dos clientes é o ponto inicial para empresas construtoras que desejam iniciar programas de qualidade. Este trabalho trata-se de uma pesquisa de satisfação com os moradores do Residencial Maurício de Nassau Trade Center, empreendimento da CP Construção, situado no município de Caruaru-PE. A principal motivação para a elaboração deste estudo foi mensurar o nível de satisfação dos clientes dessa construtora. A pesquisa buscou medir o grau de satisfação com a qualidade dos produtos e serviços prestados pela construtora. Para atingir o objetivo principal, de mensurar o nível de satisfação dos clientes desta construtora, foram utilizados questionários, seguida da análise dos dados. O presente estudo apontou que a empresa não está conseguindo atender as expectativas de seus clientes. Para fundamentar o tema foi feita uma pesquisa bibliográfica com autores pertinentes ao assunto. A partir deste estudo, foi possível fazer recomendações à empresa e sugerir melhorias a serem aplicadas em seus próximos projetos.pt_BR
dc.format.extent73p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConstrução civilpt_BR
dc.subjectGestão da qualidade totalpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectSatisfação do consumidorpt_BR
dc.subjectMercado imobiliáriopt_BR
dc.titleAvaliação do nível de satisfação do cliente no ramo da construção civil: um estudo de caso na CP Construção.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3535772297199676pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3557303189888297pt_BR
dc.description.abstractxThe increasing behavior of organizational requirements always aiming at maximizing results and increasing competitive capacity has encouraged the adoption of numerous administrative practices, including quality management. Nowadays customers have more options to buy, competition is present in all segments, the level of competitiveness is much higher and getting to know their customers and keeping them satisfied is a big challenge for companies that want to stay alive in the market. Having a good relationship with customers, quality in products and services, become necessary requirements to raise the level of competition of the company and quality in what it offers. The management of user satisfaction is one of the main factors of success of a company, as it provides information necessary for making decisions and developing actions to improve quality and productivity. Identifying customer needs is the starting point for construction companies that wish to start quality programs. This work is a survey of satisfaction with the residents of the Residential Maurício de Nassau Trade Center, CP Construção enterprise, located in the municipality of Caruaru-PE. The main motivation for the elaboration of this study was to measure the level of customer satisfaction of this construction company. The research sought to measure the degree of satisfaction with the quality of the products and services provided by the construction company. To reach the main objective, to measure the level of customer satisfaction of this construction company, questionnaires were used, followed by data analysis. The present study pointed out that the company is not able to meet the expectations of its clients. To support the theme, a bibliographical research was done with authors pertinent to the subject. From this study, it was possible to make recommendations to the company and suggest improvements to be applied in its next projects.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CHAVES, Jonas Augusto de Barros.pdf1,42 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons