Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50816

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMARTÍN RODRIGUES, Juan Pablo-
dc.contributor.authorARAÚJO, Isabelle Santos-
dc.date.accessioned2023-06-02T16:36:27Z-
dc.date.available2023-06-02T16:36:27Z-
dc.date.issued2023-03-08-
dc.identifier.citationARAÚJO, Isabelle Santos. Harmonia e conflito: o romance como formador nacional em Iracema e Aves sin nido. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50816-
dc.description.abstractAs nações latino-americanas passaram, durante o século XIX, por um processo de sedimentação política e cultural após suas declarações de independência, uma vez que o estabelecimento de uma nação soberana exigia demonstrações de sua coesão. Tais demonstrações não surgiram apenas nos campos militar e político, mas também no cultural, e a literatura foi ferramenta dessa consolidação, em especial as chamadas “ficções de fundação” cuja finalidade era representar um projeto político nacional, envolvendo seu público por intermédio da narrativa, em particular do gênero romance. É nosso objetivo investigar as propostas nacionais de Iracema (1865) e Aves sin nido (1889) – aqui considerados romances de fundação – a partir de suas dimensões narrativa, histórica e política e analisá-los, individual e comparativamente. Buscamos, com isso, compreender os contextos teórico-filosóficos nos quais se inserem os romances, baseando-nos, dentre outros autores, em Sommer (2004) e Anderson (2008), observando particularmente como os povos nativos são representados, analisando o desenrolar dos romances entre os casais representativos de cada nação e quais os possíveis significados de seu amor: há chance para harmonia entre esses povos ou conflito é sua única alternativa? Destacamos, também, o papel crucial que seus autores tiveram no século XIX, e; que, de certa forma, se estende até nossa atualidade. Ambos são formadores da autopercepção nacional de seus povos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstudos Literáriospt_BR
dc.subjectLiteratura comparadapt_BR
dc.subjectLiteratura Latino-Americanapt_BR
dc.subjectFicções de fundaçãopt_BR
dc.subjectClorinda Matto de Turnerpt_BR
dc.subjectJosé de Alencarpt_BR
dc.titleHarmonia e conflito : o romance como formador nacional em Iracema e Aves sin nidopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7172416213449508pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3684448281838191pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxLas naciones latinoamericanas atravesaron, durante el siglo XIX, un proceso de sedimentación política y cultural luego de sus declaraciones de independencia, ya que el establecimiento de una nación soberana requería demostraciones de su cohesión. Tales manifestaciones no sólo se dieron en el campo militar y político, sino también en el campo cultural, y la literatura fue una herramienta para esta consolidación, en especial las llamadas “ficciones fundacionales” cuyo propósito era representar un proyecto político nacional, involucrando su audiencia a través de la narrativa, particularmente en el género romántico. Es nuestro objetivo indagar las propuestas nacionales de Iracema (1865) y Aves sin nido (1889) – aquí consideradas novelas fundacionales – desde sus dimensiones narrativa, histórica y política y analizarlas, individual y comparativamente. Con esto, buscamos comprender los contextos teórico-filosóficos en los que se insertan las novelas, apoyándonos, entre otros autores, en Sommer (2004) y Anderson (2008), observando particularmente cómo se representan los pueblos originarios, analizando el desarrollo de los romances entre las parejas representativas de cada nación y cuáles son los posibles significados de su amor: ¿existe la posibilidad de armonía entre estos pueblos o es el conflicto su única alternativa? Destacamos también el papel crucial que jugaron sus autores en el siglo XIX, y; que, en cierto modo, se extiende hasta nuestros días. Ambos son formadores de la autopercepción nacional de sus pueblos.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Estudos Literários

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Isabelle Santos Araújo.pdf1,25 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons