Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50806

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Márcia Regina-
dc.contributor.authorPEREIRA, Luís Gustavo da Costa-
dc.date.accessioned2023-06-02T11:53:35Z-
dc.date.available2023-06-02T11:53:35Z-
dc.date.issued2023-04-25-
dc.identifier.citationPEREIRA, Luís Gustavo da Costa. A prática docente da educação física na penitenciária feminina de Abreu e Lima em Pernambuco: limites e possibilidades. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50806-
dc.description.abstractO ambiente de privação de liberdade apresenta diversos cenários para as pessoas que adentram às prisões, várias regras devem ser seguidas, desde a entrada até a lotação da cela, além das hierarquias que precisam ser respeitadas. No entanto, uma perspectiva de recomeço surge quando o indivíduo com privação de liberdade encontra o caminho da escola, pois, através das práticas educativas, da troca do conhecimento e da oportunidade da vida escolar, surge um novo olhar nas alunas matriculadas, visto que a oportunidade de acesso à educação é um direito garantido. Por esse meio, buscam encontrar novas possibilidades de adquirir conhecimento e reduzir a pena, através da frequência escolar, utilizando a particularidade da remição pela Lei de Execução Penal. No ambiente escolar, a modalidade da Educação de Jovens e Adultos está presente e diversos saberes escolares são apresentados por meio dos conteúdos diversificados, no intuito de promover o desenvolvimento integral do(a) aluno(a). O componente curricular Educação Física, presente na Proposta Curricular do Estado de Pernambuco, na área de Linguagens, propõe dar preferência à aprendizagem através da cultura corporal do movimento, possibilitando, nas aulas de educação física, a oferta dos seguintes objetos de conhecimentos: brincadeiras e jogos, esportes, danças, lutas, ginástica e práticas corporais de aventura. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo geral compreender os limites e as possibilidades presentes na prática docente da educação física na Penitenciária Feminina de Abreu e Lima-PE. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter exploratório, descritivo e analítico, através de um estudo de caso. A unidade de investigação da pesquisa consistiu no acompanhamento da prática de um professor de educação física, com formação em Educação Física, lotado na Escola Estadual Irmã Dulce, instalada na Penitenciária Feminina de Abreu e Lima – Pernambuco/Brasil. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada e o diário de campo; já o tratamento dos dados foi realizado com o auxílio da Análise do Conteúdo Categorial, desenvolvida por Bardin (2011). Após a análise dos dados, chegamos aos seguintes resultados em relação aos limites e possibilidades da prática docente: quanto aos limites, destacamos a restrição da quadra esportiva, as interferências da policia penal na gestão da unidade escolar e na prática docente, a dificuldade de encontrar professor de educação física para ser lotado nas escolas situadas nas unidades prisionais e a oferta de vaga limitada para matrícula de novas alunas, devido ao tamanho da escola; no que se refere às possibilidades, evidenciamos a presença da educação física escolar na escola inserida na unidade prisional, com aulas nos três turnos; a prática docente da educação física no horário noturno, com a modalidade de Educação de Jovens e Adultos dentro da unidade prisional; atividades práticas da educação física, através do Trabalho de Conclusão Final; e a valorização das experiências das alunas, evitando julgamentos relacionados aos atos que as levaram à prisão.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.titleA prática docente da educação física na penitenciária feminina de Abreu e Lima em Pernambuco : limites e possibilidadespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1932193946182002pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7373658007843360pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe environment of deprivation of liberty presents several scenarios for people who enter prisons, with various rules that must be followed, from entry to cell occupancy, in addition to the hierarchies that must be respected. However, a perspective of a fresh start emerges when individuals with restricted freedom find their way to school, because through educational practices, knowledge exchange, and the opportunity of school life, a new outlook emerges for enrolled students, as access to education is a guaranteed right. Through this means, they seek to find new possibilities for acquiring knowledge and reducing their sentence through school attendance, utilizing the particularity of remission under the Penal Execution Law. In the school environment, the modality of Youth and Adult Education is present, and various school knowledge is presented through diverse content, aiming to promote the integral development of the student. The Physical Education curriculum component, present in the Curricular Proposal of the State of Pernambuco, in the area of Languages, proposes to give preference to learning through the body movement culture, enabling the offer of the following knowledge objects in physical education classes: games and play, sports, dances, martial arts, gymnastics, and adventure sports. Therefore, this research aims to understand the limits and possibilities present in the teaching practice of physical education in the Abreu e Lima Women's Penitentiary in Pernambuco, Brazil. This is qualitative research of exploratory, descriptive, and analytical character, through a case study. The research investigation unit consisted of accompanying the practice of a physical education teacher, with a degree in Physical Education, stationed at the Irmã Dulce State School installed in the Abreu e Lima Women's Penitentiary. We used semi-structured interviews and field diaries as data collection instruments, while data processing was carried out with the help of Categorical Content Analysis developed by Bardin (2011). After analyzing the data, we arrived at the following results regarding the limits and possibilities of teaching practice: as for the limits, we highlighted the restriction of the sports court, the interference of prison officers in the management of the school unit and teaching practice, the difficulty in finding physical education teachers to be stationed in schools located in prison units, and the limited availability of spots for new student enrollment due to the size of the school; as for the possibilities, we emphasized the presence of school physical education in the school inside the prison unit, with classes in all three shifts, the teaching practice of physical education at night, with the modality of Youth and Adult Education inside the prison unit, practical physical education activities through the Final Conclusion Work, and the appreciation of the experiences of the students, avoiding judgments related to the acts that led them to prison.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Luís Gustavo da Costa Pereira.pdf1,9 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons