Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50754
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CORREIA, Sandra Cristhianne França | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Nivea Rafaela Amando dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-31T17:19:14Z | - |
dc.date.available | 2023-05-31T17:19:14Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-04 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-23 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Nivea Rafaela Amando dos. A construção da educação física escolar e a relação com o processo de ensino para o desenvolvimento autônomo e crítico dos alunos: uma revisão narrativa da literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50754 | - |
dc.description.abstract | A escola é um ambiente favorável ara inserção das práticas que possui em sua fundamentação uma formação critica e autônoma dos alunos. O presente estudo teve como objetivo identificar dentro da literatura o processo da construção das aulas de educação física de maneira que desenvolva a criticidade e autonomia dos alunos. Para essa pesquisa foi optada a metodologia revisão narrativa da literatura e foram selecionados cinco artigos relacionados à temática, a pesquisa utilizou como bases de dados as plataformas Google Acadêmico, SCIELO e livro em um recorde no período de cinco anos, de 2019 a 2023. Os estudos analisados apontam para uma mudança na maneira de condução das aulas de Educação Física, uma vez que incialmente as aulas eram direcionadas ao movimento tecnicista e o movimento pelo movimento, hoje, observa-se, que a estruturação escolar da Educação Física busca uma construção critica e reflexiva do aluno, permitindo que o mesmo alcance o conhecimento de maneira autônoma. | pt_BR |
dc.format.extent | 26p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | autonomia | pt_BR |
dc.subject | desenvolvimento critico | pt_BR |
dc.title | A construção da educação física escolar e a relação com o processo de ensino para o desenvolvimento autônomo e crítico dos alunos: uma revisão narrativa da literatura | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9013851839614510 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The school is a favorable environment to insert practices that have as core values the critical and autonomous formation of the students. The current study aimed to identify, within the literature, the construction process of physical education classes in a way that develops students’ criticality and autonomy. For this research, the review of the narrative methodology of the literature was decided to be used, and five articles related to the theme were selected. The analysis utilized database platforms such as Google Scholar, SCIELO and books, in a record in the period of five years, from 2019 to 2023. The research analyzed lead to a change in the way of conducting Physical Education classes, since initially the classes were directed to the technicist movement and the movement for itself. Nowadays, it is observed that the school structure of Physical Education seeks a critical and reflective construction of the student, allowing them to reach autonomously knowledge. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS_2023_2022.2..pdf | 271 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons