Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50738
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, João Roberto Ratis Tenório da | - |
dc.contributor.author | SOUSA, Danielle Beatriz de | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-31T15:29:13Z | - |
dc.date.available | 2023-05-31T15:29:13Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-11 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-31 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Danielle Beatriz de. Aprendizagem dos orbitais moleculares: uma análise a partir da semiótica de Peirce. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Química-Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50738 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo analisar como os estudantes estabilizam significados durante o processo de aprendizagem do conteúdo de orbitais moleculares a partir da semiótica peirceana. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário com dez perguntas referentes às ligações químicas e aos orbitais moleculares. Posteriormente, para a realização da análise, primeiro foram identificados os signos que mediaram o processo de aprendizagem dos estudantes dos cursos de Química-Licenciatura e do Bacharelado Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia, ambos da Universidade Federal de Pernambuco - Campus do Agreste. Após a identificação dos signos que foram retomados pelos discentes, estes foram classificados mediante as classificações de signos propostas por Charles Sanders Peirce, sendo estas: ícone, índice e símbolo. Assim, a partir dos signos icônicos e simbólicos presentes nos questionários, foi possível concluir que os participantes da pesquisa têm muitos conceitos equivocados previamente estabelecidos sobre a formação de ligações químicas e têm dificuldade de relacionar aspectos teóricos a dados obtidos experimentalmente. | pt_BR |
dc.format.extent | 57p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Semiótica de Peirce | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Orbitais moleculares | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem de química | pt_BR |
dc.subject | Construção de significados | pt_BR |
dc.subject | Representações químicas | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem dos orbitais moleculares: uma análise a partir da semiótica de Peirce. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | DIAS, Roberta Pereira | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3494411485321287 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2659442558566241 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work aims to analyze how students establish meaning during the learning process of molecular orbitals content from Peircean semiotics. A questionnaire containing ten questions about chemical bondings and molecular orbitals was used for data collection. After that, to accomplish its analysis, first identified the signs which mediated students' learning process from the Química-Licenciatura and Bacharelado Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia courses, both from Universidade Federal de Pernambuco - Campus do Agreste. After identifying the signs that the students retook, they were classified through Charles Sanders Peirce's ratings of signs: icon, index, and symbol. From the icon and symbol signs on the questionnaires, it was possible to conclude that the survey participants have many misconceptions previously established about chemical bondings and have difficulty connecting theoretical aspects to experimental data. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/6601543555585042 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Danielle Beatriz de Sousa.pdf | 6,65 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons