Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50738

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, João Roberto Ratis Tenório da-
dc.contributor.authorSOUSA, Danielle Beatriz de-
dc.date.accessioned2023-05-31T15:29:13Z-
dc.date.available2023-05-31T15:29:13Z-
dc.date.issued2023-05-11-
dc.date.submitted2023-05-31-
dc.identifier.citationSOUSA, Danielle Beatriz de. Aprendizagem dos orbitais moleculares: uma análise a partir da semiótica de Peirce. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Química-Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50738-
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo analisar como os estudantes estabilizam significados durante o processo de aprendizagem do conteúdo de orbitais moleculares a partir da semiótica peirceana. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário com dez perguntas referentes às ligações químicas e aos orbitais moleculares. Posteriormente, para a realização da análise, primeiro foram identificados os signos que mediaram o processo de aprendizagem dos estudantes dos cursos de Química-Licenciatura e do Bacharelado Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia, ambos da Universidade Federal de Pernambuco - Campus do Agreste. Após a identificação dos signos que foram retomados pelos discentes, estes foram classificados mediante as classificações de signos propostas por Charles Sanders Peirce, sendo estas: ícone, índice e símbolo. Assim, a partir dos signos icônicos e simbólicos presentes nos questionários, foi possível concluir que os participantes da pesquisa têm muitos conceitos equivocados previamente estabelecidos sobre a formação de ligações químicas e têm dificuldade de relacionar aspectos teóricos a dados obtidos experimentalmente.pt_BR
dc.format.extent57p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSemiótica de Peircept_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectOrbitais molecularespt_BR
dc.subjectAprendizagem de químicapt_BR
dc.subjectConstrução de significadospt_BR
dc.subjectRepresentações químicaspt_BR
dc.titleAprendizagem dos orbitais moleculares: uma análise a partir da semiótica de Peirce.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coDIAS, Roberta Pereira-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3494411485321287pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2659442558566241pt_BR
dc.description.abstractxThe present work aims to analyze how students establish meaning during the learning process of molecular orbitals content from Peircean semiotics. A questionnaire containing ten questions about chemical bondings and molecular orbitals was used for data collection. After that, to accomplish its analysis, first identified the signs which mediated students' learning process from the Química-Licenciatura and Bacharelado Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia courses, both from Universidade Federal de Pernambuco - Campus do Agreste. After identifying the signs that the students retook, they were classified through Charles Sanders Peirce's ratings of signs: icon, index, and symbol. From the icon and symbol signs on the questionnaires, it was possible to conclude that the survey participants have many misconceptions previously established about chemical bondings and have difficulty connecting theoretical aspects to experimental data.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/6601543555585042pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Danielle Beatriz de Sousa.pdf6,65 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons