Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5070
Título: Educação continuada e seus efeitos na qualidade dos serviços contábeis ofertados para as micro, pequenas e médias empresas situadas na Região Metropolitana do Recife-PE
Autor(es): OLIVEIRA, Michelle Silva de
Palavras-chave: Educação continuada; Contabilidade gerencial; Qualidade dos serviços contábeis; Pequenas e médias empresas; MPME
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Silva de Oliveira, Michelle; Carlos Miranda, Luiz. Educação continuada e seus efeitos na qualidade dos serviços contábeis ofertados para as micro, pequenas e médias empresas situadas na Região Metropolitana do Recife-PE. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar os resultados da educação continuada sobre a qualidade dos serviços contábeis ofertados por escritórios contábeis às micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) e, especialmente, se a participação dos contabilistas no programa Contabilizando o Sucesso influenciam na prestação de serviços contábeis com mais qualidade1. O estudo faz também uma análise das percepções dos contabilistas a respeito dos serviços contábeis por eles prestados e a possibilidade de seus clientes pagarem mais pela por suas qualificações. O método utilizado no desenvolvimento deste trabalho de pesquisa foi o indutivo e analítico, através de técnicas de documentação indireta, por meio de pesquisa bibliográfica na literatura especializada, leitura de periódicos relacionados com o tema e sites da Internet. Foi executada pesquisa exploratória, por meio da aplicação de questionário direcionado aos escritórios contábeis que prestam serviços às micro, pequenas e médias empresas localizadas na Região Metropolitana do Recife-PE. O questionário foi construído, predominantemente com questões fechadas, para facilitar a análise dos resultados. O estudo revela que os contabilistas que participaram, recentemente (últimos três anos), de algum tipo de atividade de educação continuada, oferecem serviços de melhor qualidade às micro, pequenas e média empresas, em relação aos que não se atualizam. Com relação à participação no programa Contabilizando o Sucesso , não foi observada diferença estatisticamente significativa na qualidade dos serviços contábeis prestados
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5070
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciências Contábeis

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo2732_1.pdf591,43 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.