Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50685

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVASCONCELOS, Raíra Costa Maia de-
dc.contributor.authorSILVA, Adrielly Galvão Santos da-
dc.date.accessioned2023-05-30T15:24:13Z-
dc.date.available2023-05-30T15:24:13Z-
dc.date.issued2022-05-20-
dc.date.submitted2023-05-29-
dc.identifier.citationSILVA, Adrielly Galvão Santos da. Dez chamamentos ao amigo e a lírica contemporânea : uma reflexão didática. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Licenciatura em Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50685-
dc.description.abstractA presente pesquisa busca investigar de que maneira Hilda Hilst, na seção "Dez chamamentos ao amigo", transgride à tradição lírica trovadoresca que retoma e, assim, insere questões que lhe são contemporâneas. Para tanto, investigamos em que medida o erotismo, enquanto recurso simbólico e estético, ajuda a construir uma imagem da subjetividade lírica pós-moderna. Ademais, com base nas discussões suscitadas, pontuamos algumas sugestões didáticas, diluídas no corpo das análises, que objetivam apontar caminhos para o trabalho com textos como o de Hilst: eróticos, contemporâneos e de autoria feminina. Com relação a tais reflexões pedagógicas, tomamos como base Hooks (2013), Oliveira (2008), Pinheiro (2018) e Pinheiro (2007). Quanto ao erotismo, nos baseamos em Bataille (1987), Paz (1994) e Lorde (2019), em suma. A fim de embasar nossas reflexões sobre a tradição lírica medieval, revisitamos Moisés (2013) e Saraiva e Lopes (1973). Em relação à poética hilstiana, tomamos como aporte a coletânea organizada por Cintra e Freitas e Souza (2009), da qual recorremos a alguns textos que estabeleciam diálogos de obras de Hilda Hilst com o erótico e com a poesia lírica trovadoresca, além de retomarmos as reflexões de Coelho (1991), Coelho (2004), Oliveira (2019) e Soares (2000) para ampliarmos as discussões levantadas a partir das análises dos poemas. Outrossim, quanto à pós-modernidade, nos aportamos em Collot (2004), Agamben (2009) e Hall (2006). Na seção em foco, observa-se que o erótico atua como um recurso que impulsiona a busca pelo autoconhecimento da voz lírica, que, a cada chamamento, procura, em uma alteridade, indícios daquilo que constitui sua subjetividade. Para isso, evoca a tensão entre corpos, tecendo-os textualmente a partir de recursos literários que, enquanto artifícios estéticos, oportunizam situações de leitura em que o sujeito-leitor também esteja em corpo com o poético.pt_BR
dc.format.extent45p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectEróticopt_BR
dc.subjectHilda Hilstpt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.titleDez chamamentos ao amigo e a lírica contemporânea : uma reflexão didáticapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3562772918310804pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1209538703147242pt_BR
dc.description.abstractxThe present research seeks to investigate how Hilda Hilst, in the section "Dez chamamentos ao amigo", transgresses the troubadour tradition that she revisits and, thus, inserts matters that are contemporary to her. Therefore, we investigate to what extent eroticism, as a symbolic and aesthetic resource, helps to build an image of postmodern lyrical subjectivity. Furthermore, based on the discussions raised, we point out some didactic suggestions, diluted in the analyses, which aim to point out ways to work with texts such as Hilst's: erotic, contemporary and female authorship. Regarding such pedagogical reflections, we take as a basis Hooks (2013), Oliveira (2008), Pinheiro (2018) and Pinheiro (2007). As for eroticism, we based on Bataille (1987), Paz (1994) and Lorde (2019), in short. In order to support our reflections on the medieval lyrical tradition, we revisit Moisés (2013) and Saraiva and Lopes (1973). Regarding to the Hilda's poetics, we take as a contribution the collection organized by Cintra e Freitas e Souza (2009), from which we resort to some texts that established dialogues between Hilda Hilst's works with the erotic and with troubadour lyric poetry, in addition to resuming the reflections by Coelho (1991), Coelho (2004), Oliveira (2019) and Soares (2000) to expand the discussions raised from the analysis of the poems. Furthermore, as for post-modernity, we approach Collot (2004), Agamben (2009) and Hall (2006). In the section in focus, it is observed that the erotic acts as a resource that drives the search for self-knowledge of the lyrical voice, which, with each call, seeks, in an otherness, evidence of what constitutes her subjectivity. For this, she evokes the tension between bodies, weaving them textually from literary resources that, as aesthetic devices, provide opportunities for reading situations in which the subject-reader is also in body with the poetic.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Adrielly Galvão Santos da Silva.pdf320,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons