Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50622
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALBUQUERQUE, Raquel Costa | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Hélyta Amara Silva dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-29T14:39:28Z | - |
dc.date.available | 2023-05-29T14:39:28Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-10 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-15 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Hélyta Amara Silva dos. Autocuidado para adolescentes com Anemia Falciforme - um estudo de revisão. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50622 | - |
dc.description.abstract | A anemia falciforme é a doença hematológica e genética de maior prevalência no Brasil, acometendo cerca de 3.500 nascidos vivos por ano. No curso da doença, surgem diversas complicações clínicas, principalmente relacionadas às crises de vaso-oclusão. A adolescência é uma fase de diversas instabilidades e ainda o viver do adolescente com uma doença crônica pode provocar grandes limitações e mudanças que afetam diretamente a qualidade de vida do indivíduo, fazendo necessário a prática do autocuidado, minimizando prejuízos para a saúde. O objetivo deste estudo é descrever, segundo a literatura científica, as ações de autocuidado adotadas por adolescentes com Anemia Falciforme. Esta pesquisa é um estudo de revisão integrativa, realizado na plataforma de dados BIREME, onde foram selecionados e analisados 8 estudos científicos. Como resultados, os estudos revelam um déficit nos achados científicos acerca das ações de autocuidado adotadas por adolescentes com Anemia falciforme, podendo ser justificado pelas dificuldades enfrentadas por esse público no cuidado e gerenciamento da sua doença. Diante desse achado, a pesquisa traz a necessidade de desenvolver ações para melhoria da qualidade de vida dos adolescentes, podendo se utilizar da educação em saúde como ferramenta facilitadora objetivando uma melhor gestão nos cuidados de saúde, aumentando a autonomia e melhorando o preparo de transição para a vida adulta. | pt_BR |
dc.format.extent | 13p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | autocuidado | pt_BR |
dc.subject | anemia falciforme | pt_BR |
dc.subject | adolescente | pt_BR |
dc.title | Autocuidado para adolescentes com Anemia Falciforme - Um estudo de revisão | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2125530882202596 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3126315843449267 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Sickle cell anemia is the most prevalent hematological and genetic disease in Brazil, affecting approximately 3,500 live births per year. During the course of the disease, several clinical complications arise, mainly related to vaso-occlusion crises. Adolescence is a phase of various instabilities and even living with a chronic illness can cause major limitations and changes that directly affect the individual's quality of life, making it necessary to practice self-care, minimizing damage to health. The objective of this study is to describe, according to the scientific literature, the self-care actions adopted by adolescents with Sickle Cell Disease. This research is an integrative review study, carried out on the BIREME data platform, where 8 scientific studies were selected and analyzed. As a result, the studies reveal a deficit in scientific findings about self-care actions adopted by adolescents with sickle cell anemia, which can be explained by the difficulties faced by this public in the care and management of their disease. In view of this finding, the research brings up the need to develop actions to improve the quality of life of adolescents, being able to use health education as a facilitating tool aiming at better management in health care, increasing autonomy and transition to adult life. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Fisioterapia e Terapia Ocupacional | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DTO) - Departamento de Terapia Ocupacional | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Terapia Ocupacional | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0009-7236-1650 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Terapia Ocupacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - HÉLYTA SANTOS.docx (2).pdf | TCC HÉLYTA AMARA SILVA DOS SANTOS | 334,81 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons