Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50615

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMIKOSZ, Karina da Silva Carvalho-
dc.contributor.authorSANTOS, Samuel Oliveira dos-
dc.date.accessioned2023-05-29T14:02:54Z-
dc.date.available2023-05-29T14:02:54Z-
dc.date.issued2023-05-11-
dc.date.submitted2023-05-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50615-
dc.description.abstractEste trabalho objetiva analisar como é possível otimizar a ocupação de carga de veículos, para que possa reduzir o custo unitário do frete rodoviário em uma empresa de autopeças do Agreste pernambucano. O trabalho possui uma abordagem qualitativa de cunho descritivo, por meio de investigação de estudo de caso que foi desenvolvido através de entrevista semiestruturada com representantes das áreas de Engenharia de Produto e Transportes. Para isso, foi feito um levantamento bibliográfico através de artigos científicos, dissertações e livros acerca logística empresarial e custos de transporte. Como principal resultado foi constatado no estudo de caso que houve redução do custo unitário do frete através da otimização da ocupação da carga dos veículos, com o desenvolvimento de uma nova embalagem de produto. A pesquisa foi desenvolvida com ideias originais e relevantes, sobre o comportamento do custo de frete rodoviário em relação ao volume de carga transportada, bem como validou na prática da vivência logística as informações que são apresentadas na literatura de logística empresarial e afins.pt_BR
dc.format.extent44p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLogística Empresarialpt_BR
dc.subjectTransportespt_BR
dc.subjectCusto de Fretept_BR
dc.titleRedução do custo unitário de frete rodoviário: um estudo em uma empresa de autopeças do agreste pernambucano.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2738411807625509pt_BR
dc.description.abstractxThe purpose of this paper is analysing vehicle cargo occupancy optimization by developing a new product package for reducing unit cost of road freight in an auto parts company in the countryside of Pernambuco. This paper contains a descriptive qualitative approach through investigating a case study that was made by interviewing representatives of the areas of Product Engineering and Transport. In order to do that, a bibliographic survey was made through reading scientific papers, thesis and books about Logistics and transport costs. The main result found in the study was that the unit cost freight reduced by optimizing load occupancy of vehicles through developing a new package. The research was developed with original and relevant ideas about road freight cost behavior in relation to transported cargo, in addition to that, it validated the Logistic’s literature in practice.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Samuel Oliveira dos Santos.pdf1,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons