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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50594

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBRANDÃO, Ricardo-
dc.contributor.authorCAMPOS, Carla Manuella Campelo Guerra Queiroz-
dc.date.accessioned2023-05-26T21:09:59Z-
dc.date.available2023-05-26T21:09:59Z-
dc.date.issued2023-05-04-
dc.date.submitted2023-05-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50594-
dc.description.abstractOs receituários estabelecem um elo entre o prescritor e o paciente, sendo que nem sempre tal conexão ocorre prosperamente, pois a depender de aspectos sociais e políticos a legibilidade informacional da prescrição é prejudicada. A redação das prescrições precisa abraçar o paciente, uma vez que, o maior interessado em compreender a terapêutica que está sendo repassada é o mesmo, ou seja, modelos educativos devem ser elaborados tendo o empoderamento do paciente mediante sua interpretação do tratamento passado como componente central em áreas referentes à atenção farmacêutica e humanização em saúde. O objetivo do presente trabalho é contornar as vulnerabilidades sociais do paciente que normalmente incluem: analfabetismo, polifarmácia, baixa visão, baixa renda, baixa escolaridade e falta de apoio social por meio de uma atenção farmacêutica individualizada. Desta forma, os objetivos do presente trabalho incluem: I. Melhorar o entendimento dos pacientes quanto às receitas prescritas por meio de estratégias ilustrativas; II. Facilitar a adesão ao tratamento prescrito; III. Diminuir a quantidade de erros cometidos pelo paciente ao longo do tratamento; IV. Instituir a relevância da presença do farmacêutico junto ao paciente quanto a interpretação do tratamento medicamentoso prescrito. A referida pesquisa foi realizada por meio do desenvolvimento de adesivos em papéis destinados a serem colados nas prescrições médicas por farmacêuticos em drogarias no momento de dispensação do medicamento em que ocorre a explicação ao paciente de como a terapêutica deve proceder. A proposta conseguiu desenvolver um total de 10 cartelas disponíveis em formato PDF, no qual cada cartela possui um título em específico condizente com o que pretende representar, por exemplo: Enumeração, Faixa Etária, Relativo a Horas, Alvo medicamentoso, Forma Farmacêutica, Via de Administração, Relativo a alimentação, Guardando o remédio e Adversidades. O enfrentamento dessa problemática tendo em vista a adesivação dos receituários fomenta uma maior adesão ao tratamento terapêutico, empoderamento do paciente, uma vez que o mesmo passa a ter conhecimento sobre como deve ocorrer a terapêutica, estabelecimento da importância do farmacêutico no momento de dispensação, e inclusive, redução do número de erros quanto a administração de medicamentos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectacessibilidade. saúde. prescriçãopt_BR
dc.titleHUMANIZAÇÃO NA ATENÇÃO FARMACÊUTICA: adesivação de receituários como medida de empoderamento do paciente do seu próprio tratamento.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4017702485279015pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteslattes.cnpq.br/9154529811247631pt_BR
dc.description.abstractxThe prescriptions establish a link between the prescriber and the patient, and this connection does not always occur successfully, because depending on social and political aspects, the informational readability of the prescription is impaired. The writing of prescriptions needs to embrace the patient, since the person most interested in understanding the therapy that is being passed on is the same, that is, educational models must be elaborated with the empowerment of the patient through his interpretation of the past treatment as a central component in areas related to pharmaceutical care and humanization in health. The aim of this study is to avoid the patient's social vulnerabilities, which usually include: illiteracy, polypharmacy, low vision, low income, low education and lack of social support through individualized pharmaceutical care. While, the specific objectives include: I. Improve patients' understanding of prescribed prescriptions through illustrative strategies; II. Facilitate adherence to prescribed treatment; III. Decrease the amount of errors made by the patient throughout the treatment; 4. Instituting the therapy of the presence of the pharmacist with the patient regarding the interpretation of the prescribed drug treatment. This research was carried out through the development of stickers on paper intended to be pasted on medical prescriptions by pharmacists in drugstores at the time of drug dispensing, in which the patient is explained how the therapy should proceed. The proposal managed to develop a total of 10 cards available in PDF format, in which each card has a specific title consistent with what it intends to represent, for example: Enumeration: A - Numbers in a model of fingers on the hand B - Numbers in a model of Arabic numerals, Age Group, Relative to Hours, Medication Target, Pharmaceutical Form, Route of Administration, Relative to Food, Saving the medication and Adversities. Facing this problem in view of the adhesiveness of prescriptions encourages greater adherence to therapeutic treatment, empowerment of the patient, since he becomes aware of how the therapy should occur, establishing the importance of the pharmacist at the time of dispensing, and including a reduction in the number of errors regarding drug administration.pt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de ciências farmacêuticaspt_BR
dc.degree.graduationCurso de bacharelado em farmáciapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
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