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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50573

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMACIEL, Caio Augusto Amorim-
dc.contributor.authorQUERINO, Jeovane da Silveira Fidelis-
dc.date.accessioned2023-05-26T12:23:08Z-
dc.date.available2023-05-26T12:23:08Z-
dc.date.issued2023-02-27-
dc.identifier.citationQUERINO, Jeovane da Silveira Fidelis. A estetização das paisagens no Instagram: construção discursiva e apropriação simbólica da praia dos Carneiros e de Guadalupe (PE). 2023. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50573-
dc.description.abstractO Instagram é um aplicativo de compartilhamento de fotos, imagens e vídeos, que vem se tornando bastante utilizado pelos seus usuários, desde sua origem em 2010. Este Trabalho analisa a relação entre as imagens inseridas no Instagram e as suas geolocalizações, visando compreender as representações paisagísticas e as concepções psicopolíticas e simbólicas dadas pelas imagens exibidas no aplicativo, vistas sob a ótica da construção discursiva e da apropriação simbólica, que os usuários do Instagram fazem, retratando as atividades turísticas e imobiliárias, bem como a ação dos grupos sociais representados pelos usuários do Instagram e suas relações simbólicas com as Praias dos Carneiros e de Guadalupe (PE). Desta forma, utilizou-se para fins metodológicos: o conceito de paisagem segundo Denis Cosgrove e da análise do poder simbólico segundo Bourdieu, para desvelar as representações paisagísticas dos grupos sociais e das atividades turísticas e imobiliárias. Consequentemente, foram analisados os discursos fotográficos e a apropriação simbólica que os usuários do instagram, criadores das imagens, exercem, desvelando as representações imagéticas e a estetização das paisagens feitas pelos usuários do Instagram que estão atrelados ao Turismo, Mercadorias, Drones, Fotografias de Paisagens, Disputas de Narrativas entre usuários, Patrimônios e as implicações psicopolíticas e algorítmicas disso. Com isso, mostra-se a importância da articulação de conceito geográfico de paisagem para explicar a relação entre o instagramável e o geográfico, bem como o poder simbólico na visibilidade das postagens do Instagram, visando apontar para a produção capitalista e simbólica das paisagens através do turismo e das atividades imobiliárias e as representações paisagísticas de alguns grupos sociais em relação às Praias dos Carneiros e de Guadalupe (PE).pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectPraiaspt_BR
dc.subjectPraia dos Carneiros (Pernambuco)pt_BR
dc.subjectGuadalupe (Pernambuco)pt_BR
dc.subjectImagens - Instagram (Rede social on-line)pt_BR
dc.subjectPaisagens instagramáveispt_BR
dc.subjectEstetizaçãopt_BR
dc.titleA estetização das paisagens no Instagram : construção discursiva e apropriação simbólica da praia dos Carneiros e de Guadalupe (PE)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6654251391553287pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4908600462706819pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Geografiapt_BR
dc.description.abstractxInstagram is an application for sharing photos, images and videos, which has become widely used by its users since its origin in 2010. This work analyses the relationship between the images inserted in Instagram and their geolocations, aiming to understand the representations landscapes and the psychopolitical and symbolic conceptions given by the images displayed in the application, seen from the perspective of discursive construction and symbolic appropriation, which Instagram users do, portraying tourist and real estate activities, as well as the action of social groups represented by users of Instagram and its symbolic relationships with the beaches of Carneiros and Guadalupe (PE). Thus, for methodological purposes: the concept of landscape according to Denis Cosgrove and the analysis of symbolic power according to Bourdieu, to reveal the landscape representations of social groups and tourist and real estate activities. Consequently, the photographic discourses and the symbolic appropriation that instagram users, creators of the images, exert were analysed, revealing the imagery representations and the aestheticization of the landscapes made by the instagram users that are linked to Tourism, Goods, Drones, Landscape Photography, Narrative disputes between users, Heritage and the psychopolitical and algorithmic implications of this. With this, the importance of articulating the geographical concept of landscape is shown to explain the relationship between the instagrammable and the geographic, as well as the symbolic power in the visibility of Instagram posts, aiming to point to the capitalist and symbolic production of landscapes through the tourism and real estate activities and the landscape representations of some social groups in relation to Carneiros and Guadalupe Beaches (PE).pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Geografia

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