Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50537

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDUARTE, Ana Maria Tavares-
dc.contributor.authorPRADO, Lucicleide Cristiana do-
dc.date.accessioned2023-05-25T12:17:54Z-
dc.date.available2023-05-25T12:17:54Z-
dc.date.issued2023-05-08-
dc.date.submitted2023-05-23-
dc.identifier.citationPRADO, Lucicleide Cristiana do. Inclusão das crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil em uma escola privada na cidade de Gravatá-PE. 2023. 21 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro Académico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Gravatá, 2023. Cap. 55641470.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50537-
dc.description.abstractO autismo é uma síndrome complexa que envolve um atraso no desenvolvimento, nos primeiros anos de vida, nas interações sociais, comunicação e comportamento, com diversas causas e manifestações que expressam ampla variedade de sintomas e de respostas às intervenções adotadas. Atualmente, a inclusão escolar é entendida como uma prática que envolve atenção personalizada, e respeito às características individuais de cada aluno, oferecendo oportunidades para seu desenvolvimento. Esse trabalho teve como objeto de análise o estudo sobre os desafios enfrentados pelos professores da educação infantil perante a inclusão de alunos com TEA, partindo de que na pedagogia o processo inclusivo ainda é um assunto pouco abordado que possui uma grande carência de estudos, bem como de profissionais da área, considerando que haja uma grande importância por trás do trabalho que é desenvolvido. Desse modo, busca-se por meio da discussão teórica compreender as dificuldades enfrentadas para a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista, contextualizar a educação infantil inclusiva; educação para crianças especiais; processo inclusivo de aluno com TEA. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se da pesquisa qualitativa e como instrumento de coleta de dados uma entrevista semi-estruturada, na qual teve sua aplicação a duas professoras da educação infantil. Diante dos dados obtidos no decorrer desta pesquisa percebemos que esta escola apresentada se mostra preparada para atender os alunos com Transtorno do Espectro Autista, pois dispõe de profissionais qualificados e especializados para melhor atender os alunos que se fazem presentes em sala de aula, a escola disponibiliza inúmeros apoios de profissionais e com uma estrutura que oferece o ir e vir dos alunos em todos os espaços escolarpt_BR
dc.format.extent22p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleInclusão das crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil em uma escola privada na cidade de Gravatá-PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8253016520737773pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1803844180526693pt_BR
dc.description.abstractxAutism is a complex syndrome that involves delay in development, in the first years of life, in social interactions, communication and behavior, with different causes and manifestations that express a wide variety of symptoms and responses to the interventions adopted. Currently, school inclusion is understood as a practice that involves personalized attention and respect for the individual characteristics of each student, offering opportunities for their development. This work had as its object of analysis the study of the challenges faced by early childhood education teachers in the face of the inclusion of students with ASD, based on the fact that in pedagogy the inclusive process is still a subject that is little addressed and has a great lack of studies, as well as of professionals in the area, considering that there is great importance behind the work that is developed. Thus, through theoretical discussion, we seek to understand the difficulties faced for the inclusion of students with Autistic Spectrum Disorder, to contextualize inclusive early childhood education; education for special children; inclusive process of students with ASD. As methodological procedures, qualitative research was used and as a data collection instrument a semi-structured interview, in which it was applied to two teachers of early childhood education. In view of the data obtained in the course of this research, we realized that this school presented is prepared to serve students with Autistic Spectrum Disorder, as it has qualified and specialized professionals to better serve students who are present in the classroom, the school provides numerous support from professionals and with a structure that offers the coming and going of students in all school spaces.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Lucicleide Cristiana do Prado (1).pdf423,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons