Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50469

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Maria do Carmo Gonçalo-
dc.contributor.authorALMEIDA, Maria Roseana da Silva-
dc.date.accessioned2023-05-23T14:44:25Z-
dc.date.available2023-05-23T14:44:25Z-
dc.date.issued2023-05-10-
dc.date.submitted2023-05-21-
dc.identifier.citationALMEIDA, Maria Roseana da Silva. A dimensão pedagógica da gestão escolar: um estudo de caso na EREM Professor Mário Sette. 2023. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, UFPE-Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50469-
dc.description.abstractO presente artigo discute como a dimensão pedagógica da gestão da EREM Professor Mário Sette, do município de Caruaru-PE, contribui para a qualidade social da educação. O objetivo geral foi, analisar as contribuições da dimensão pedagógica da gestão escolar para a qualidade social do trabalho da EREM Professor Mário Sette. A pesquisa foi fundamentada em autores do campo da gestão, como: Luck (2009); Paro (2005); Arroyo (2020), dentre outros. A pesquisa,de abordagem qualitativa (MINAYO, 2015), toma como campo a EREM Professor Mário Sette,a partir do estudo de caso, contando como sujeitos da pesquisa o gestor e o assistente de gestão. Como instrumento para coleta de dados, utilizamos a observação, a análise documental e a entrevista semiestruturada. Através da Análise de Conteúdo, na perspectiva de Bardin (1979), identificamos que a gestão da EREM Professor Mário Sette, desenvolve as dimensões administrativa e pedagógica em articulação, visando à qualidade social da educação. Isso decorre, pelo fato de a gestão em sua prática cotidiana estar envolvida com a cultura organizacional da escola, demonstrando interesse e preocupação com os estudantes, em vista da aprendizagem significativa e crítica; como também, com as relações humanas, de cuidado, respeito e preocupação com o outro.pt_BR
dc.format.extent24p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPedagógiapt_BR
dc.titleA dimensão pedagógica da gestão escolar: um estudo de caso na EREM Professor Mário Sette.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0892001190378231pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Maria Roseana da Silva Almeida.pdf550,29 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons