Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5046
Título: Modelo de aferição da velocidade de partículas através de parâmetro energético
Autor(es): Luiz de Siqueira Campos Barros, Márcio
Palavras-chave: Vibração; Rochas; Velocidade de partículas; Parâmetro energético; Explosivo
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Luiz de Siqueira Campos Barros, Márcio; Quental Coutinho, Roberto. Modelo de aferição da velocidade de partículas através de parâmetro energético. 2008. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: A vibração é, sem dúvida, o efeito que causa maiores danos nas operações de desmonte com uso de explosivos, apesar de o ruído produzido pela detonação ser o efeito mais perceptível pelo ser humano. O objetivo principal dessa Tese é estudar a vibração resultante do desmonte de rochas com explosivos em minas a céu aberto, estudando os critérios de avaliação das vibrações. A pesquisa envolve ensaios de campo e monitoramento ambiental de uma mineração de calcário (CIMPOR). O trabalho apresenta, inicialmente, uma revisão dos primeiros estudos do fenômeno da vibração; em seguida, será apresentado um breve conceito da vibração resultante do desmonte de rocha com explosivos em minas a céu aberto, tratando, após isso, dos critérios de avaliação destas vibrações. Apresentar-se-á também um resumo das principais normas técnicas internacionais e nacionais bem como as formas do modo como as ondas P e S se propagam no solo. A área monitorada está localizada nos subúrbios de João Pessoa, capital da Paraíba a sua geologia predominante está compreendida entre o Grupo Paraíba e o grupo Barreira. O monitoramento da área foi realizado pelo o equipamento da GeoSonics, modelo SSU 3000 LC. O período de medições compreende desde o mês de janeiro de 2003 a dezembro de 2005, totalizando 36 meses de monitoramento. Foram realizadas quatrocentas e sessenta e cinco medições, objetivando encontrar a lei de propagação da vibração pela quantidade máxima de energia a ser liberada por espera para uma determinada distância. Para análise dos resultados, foi utilizada como ferramenta inicial a planilha eletrônica Excel versão 2003. Percebeu-se que o grau de dispersão diminui com a utilização da energia do explosivo liberada por espera em relação à utilização com carga (peso) do explosivo por espera
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5046
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Engenharia Civil

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo2283_1.pdf5,89 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.