Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50431
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ANDRADE, Maurício Oliveira de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Carlos Fabricio Assunção da | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-22T16:01:15Z | - |
dc.date.available | 2023-05-22T16:01:15Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-11 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Carlos Fabricio Assunção da. Análise espacial dos impactos ambientais gerados por estradas oficiais e não oficiais nas terras indígenas do bioma Amazônia. 2023. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50431 | - |
dc.description.abstract | O documento da tese é composto por dois artigos, que analisam a influência da rede rodoviária sobre as Terras Indígenas (TIs) localizadas no Bioma Amazônia. Dessa forma, o objetivo principal é realizar a análise espacial dos impactos ambientais gerados pela construção e operação de estradas oficiais e não oficiais dentro e no entorno (buffer de 10 km) das Terras Indígenas. A hipótese desta pesquisa é que, a medida em que estradas oficiais e não oficiais cortam ou estão próximas às Terras Indígenas há uma tendência de aumento da área desmatada e do número de focos ativos de calor. Para o Artigo 1, a metodologia foi implementada num Sistema de Informação Geográfica e aplicado os métodos: Gaussian Mixture Model, Regressão por mínimos quadrados ponderados (WLS) e Modelos lineares generalizados (GLM). Para o artigo 2 foi utilizada a regressão por mínimos quadrados ordinários e o Estimador de Densidade de Kernel. Os resultados principais do primeiro artigo revelaram seis agrupamentos. Algumas TIs sofrem impactos diretos das estradas, enquanto outras estão mais bem preservadas. Os modelos de regressão revelaram que focos de calor ativo, garimpo ilegal e estradas não oficiais dentro das TIs são os motores do desmatamento. Os resultados gerais indicaram que a cada 1km de estrada não oficial criada, o desmatamento aumenta em 0,036 km2. No entanto, ao analisar os modelos de regressão para clusters, concluímos que 45% das Terras Indígenas estão atualmente afetadas por infraestrutura rodoviária. Já os resultados para do segundo artigo revelam que, no total, 16% a 46% dos incêndios ocorreram dentro das TIs na maioria dos estados, enquanto o buffer de 10 km foi a região mais afetada pelo fogo. Confirmou-se que nos últimos três anos (2019-2021) houve um aumento significativo no número de incêndios ativos, representando anomalias na ocorrência de incêndios ao longo do período estudado. As principais conclusões desta tese confirmam a hipótese de que, a rede rodoviária oficial e não oficial influencia de forma direta e indireta no desmatamento e no aumento dos focos de calor ativo dentro e fora das Terras Indígenas no Bioma Amazônia. Isso implica na exposição das comunidades, colocando em risco a sua sobrevivência física e cultural e a expropriação dos recursos naturais nas áreas de Terras Indígenas. Desse modo, a Tese pode apoiar as instituições responsáveis subsidiando estratégias de combate aos cenários e aos conflitos revelados. Assim, sugere-se ações de fiscalização e gestão mais eficazes para preservação da sociobiodiversidade das Terras Indígenas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
dc.subject | Bioma amazônia | pt_BR |
dc.subject | Rede viária | pt_BR |
dc.subject | Desmatamento | pt_BR |
dc.subject | Focos de calor ativo | pt_BR |
dc.subject | Terras indígenas | pt_BR |
dc.subject | Análise espacial | pt_BR |
dc.title | Análise espacial dos impactos ambientais gerados por estradas oficiais e não oficiais nas terras indígenas do bioma Amazônia | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | MELO, Silas Nogueira de | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0633021767279784 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0093267389008960 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.description.abstractx | The thesis document is composed of two articles that analyze the influence of the road network on Indigenous Lands (ILs) located in the Amazon biome. The main objective is to perform a spatial analysis of the environmental impacts generated by the construction and operation of official and unofficial roads inside and within a 10 km buffer zone of the ILs. The research hypothesis is that as official and unofficial roads cut through or are close to the ILs, there is a tendency to increase deforested areas and the number of active fire outbreaks. In Article 1, the methodology was implemented in a Geographic Information System, and methods such as Gaussian Mixture Model, Weighted Least Squares Regression (WLS), and Generalized Linear Models (GLM) were applied. For Article 2, Ordinary Least Squares Regression and Kernel Density Estimator were used. The main results of the first article revealed six clusters. Some ILs suffer direct impacts from roads, while others are better preserved. Regression models revealed that active fire outbreaks, illegal mining, and unofficial roads within ILs are the drivers of deforestation. The overall results indicated that for every 1km of unofficial road created, deforestation increases by 0.036 km2. However, when analyzing the regression models for clusters, it was concluded that 45% of ILs are currently affected by road infrastructure. The results of the second article reveal that, in total, 16% to 46% of fires occurred within ILs in most states, while the 10 km buffer zone was the most affected by fire. It was confirmed that over the last three years (2019-2021), there has been a significant increase in the number of active fires, representing anomalies in the occurrence of fires throughout the studied period. The main conclusions of this thesis confirm the hypothesis that official and unofficial road networks directly and indirectly influence deforestation and the increase of active fire outbreaks inside and outside ILs in the Amazon biome. This exposes communities, putting their physical and cultural survival at risk and leading to the expropriation of natural resources in IL areas. Therefore, the thesis can support responsible institutions by subsidizing strategies to combat the revealed scenarios and conflicts. Thus, more effective monitoring and management actions are suggested for the preservation of the socio-biodiversity of ILs. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/9875457749739729 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Engenharia Civil |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Carlos Fabricio Assunção da Silva.pdf | 4 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons