Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50363

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorKOHL, Henrique Gerson-
dc.contributor.authorANDRADE, Maria Eduarda de-
dc.date.accessioned2023-05-19T12:43:33Z-
dc.date.available2023-05-19T12:43:33Z-
dc.date.issued2023-05-04-
dc.date.submitted2023-05-17-
dc.identifier.citationANDRADE, Maria Eduarda de. Gênero feminino no futebol na educação física escolar: uma revisão integrativa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50363-
dc.description.abstractO futebol é um esporte que cativa milhões de pessoas, todavia sua prática sempre foi escassa quando é direcionada para as meninas. No âmbito da Educação Física Escolar, a inserção das meninas nas práticas do futebol se configura um meio onde surgem conflitos de gênero que acabam por afastar as discentes de vivenciar esse Esporte. O presente estudo tratase de uma revisão integrativa da literatura, de abordagem qualitativa, sobre o gênero feminino nas práticas do futebol nas aulas de Educação Física, cujo objetivou analisar as principais razões que incidem na baixa adesão do gênero feminino nas práticas do futebol na Educação Física Escolar. Desse modo, foram feitas buscas nas bases de dados do Periódico Capes, e Scielo para chegar aos seguintes resultados principais, que foram: a falta de habilidade, a rejeição por parte dos meninos, a omissão do professor, estereótipos, como também a caracterização de ‘’esporte masculino’’ por ambos os gêneros, são aspectos mais relatados que incidem na baixa adesão das meninas nas práticas de futebol. Esses resultados fazem parte de uma construção histórica sociocultural do gênero, e não a partir de um viés biológico. Com isso, o professor como mediador, é relevante para descontruir normas sociais refletidas nos alunos e, que os levam a reproduzirem no contexto escolar.pt_BR
dc.format.extent45p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectfutebolpt_BR
dc.subjectmeninaspt_BR
dc.subjecteducação físicapt_BR
dc.subjectparticipaçãopt_BR
dc.subjectexclusãopt_BR
dc.titleGênero feminino no futebol na educação física escolar: uma revisão integrativapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coRODRIGUES, Júlio Ricardo de Barros-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5748430865476746pt_BR
dc.description.abstractxFootball is a sport that captivates millions of people, however, its practice has always been scarce when it is directed at girls. Within the scope of School Physical Education, the inclusion of girls in the practice of football is configured as a means where gender conflicts arise that end up keeping the students from experiencing this sport. The present study is an integrative literature review, of a qualitative approach to the female gender in football practices in Physical Education classes, which aimed to analyze the main reasons that affect the low adherence of the female gender in football practices in School Physical Education. In this way, searches were made in the databases Capes Periodical and Scielo to reach the following main results, which were: the lack of ability, the rejection by the boys, the omission of the teacher, stereotypes, the characterization of ''masculine sport'' by both, are aspects that incur in the low adherence of the girls in the football practices. It is concluded then, that these results are part of a historical sociocultural construction of gender, and not from a biological bias. With that, the teacher as mediator is relevant to deconstruct social norms reflected in the students and that leads them to reproduce in the school context.pt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/6171416959016693pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Maria Eduarda de Andrade.pdf704,54 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons