Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50343

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorROSELLI, Lucia Reis Peixoto-
dc.contributor.authorCOSTA, Luiza Mello da-
dc.date.accessioned2023-05-18T16:32:46Z-
dc.date.available2023-05-18T16:32:46Z-
dc.date.issued2023-04-27-
dc.date.submitted2023-05-16-
dc.identifier.citationCOSTA, Luiza Mello da . Aplicação do método FITradeoff para a definição de indicadores de desempenho para o planejamento estratégico organizacional em uma empresa do ramo de tecnologia. 2023. 60 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Produção, Departamento de Engenharia de Produção, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50343-
dc.description.abstractO planejamento estratégico organizacional é uma etapa crítica para as empresas que buscam se manter competitivas no mercado e direcionar os seus objetivos de forma a melhor atender as demandas de seus stakeholders. A definição de métricas de desempenho envolve a complexidade de compreensão dos aspectos que são essenciais para o dimensionamento do desempenho das organizações. Na empresa de tecnologia em que o estudo foi aplicado, a escolha de indicadores é baseada em critérios distintos que devem ser analisados de maneira sistêmica para a recomendação das alternativas com prioridade no planejamento estratégico organizacional. Dessa forma, um modelo de apoio a decisão multicritério usando o Framework de Almeida (2013) foi construído para dar suporte aos gestores de uma empresas SaaS (Softwares como Serviço, do inglês Software as a Service). O modelo possibilitou a identificação dos objetivos, critérios e alternativas. Além disso, o método FITradeoff foi aplicado para ordenação de alternativas relacionadas entre indicadores de desempenho já adotados pela organização e opções percebidas no mercado. Como resultado, foram obtidos quatro níveis no ranqueamento, agrupando as métricas em cada um deles, de forma a melhor atender as preferências do gestor da empresa. Essa solução foi analisada e sua importância para o planejamento estratégico organizacional definida.pt_BR
dc.format.extent60p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectIndicadores de desempenhopt_BR
dc.subjectMétodo multicritériopt_BR
dc.subjectMétodo FITradeoffpt_BR
dc.titleAplicação do método FITradeoff para a definição de indicadores de desempenho para o planejamento estratégico organizacional em uma empresa do ramo de tecnologiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6316027461771218pt_BR
dc.description.abstractxOrganizational strategic planning is a critical step for companies seeking to remain competitive in the market and direct their objectives in a way that best meets the demands of their stakeholders. Defining performance metrics involves understanding the complexity of aspects that are essential to measuring organizational performance. In the technology company where the study was conducted, the choice of indicators is based on distinct criteria that must be analyzed systematically to recommend alternatives that should be prioritized in organizational strategic planning. Therefore, a multicriteria decision support model using De Almeida Framework (2013) was built to support managers of a SaaS (Software as a Service) company. The model enabled the identification of objectives, criteria, and alternatives. In addition, the FITradeoff method was applied to rank alternatives related to performance indicators already adopted by the organization and options perceived in the market. As a result, four ranking levels were obtained, grouping the metrics in each of them to better meet the preferences of the company's manager. This solution was analyzed, and its importance for organizational strategic planning was defined.pt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.graduationEngenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia de Produção

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Luiza Mello da Costa.pdf1,26 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons