Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50340
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ARAÚJO, Ednaldo Cavalcante de | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Thainara Torres de | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-18T16:19:37Z | - |
dc.date.available | 2023-05-18T16:19:37Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-28 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Thainara Torres de. Construção e validação de uma cartilha educacional sobre prevenção combinada para as mulheres transexuais e as travestis vivendo com HIV. 2023. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50340 | - |
dc.description.abstract | A prevenção combinada do HIV caracteriza-se por diferentes abordagens de cuidados: biomédica, comportamental e estrutural. Elas objetivam atender às necessidades específicas populacionais sobre o HIV, incluindo as do grupo escolhido no caso em estudo, mulheres transexuais e travestis, que apresentam restrições frente às possibilidades de vida por iniquidades sociais perpetradas vinculadas às diversidades de expressões de gênero, as quais comprometem o cuidado em saúde. Assim, objetivou-se, com esse estudo, construir uma cartilha educacional válida para a prevenção combinada de mulheres transexuais e de travestis vivendo com HIV. Para tanto, o estudo segue uma metodologia mista, dividida em cinco etapas: a) revisão integrativa sobre o tema em estudo; b) estudo qualitativo, descritivo e exploratório visando analisar o conhecimento de duas mulheres transexuais e duas travestis que vivem com HIV sobre HIV/aids e a adesão à Terapia Antirretroviral; c) estudo de desenvolvimento metodológico visando a construção de uma cartilha educacional a partir dos resultados do estudo qualitativo, descritivo e exploratório e da revisão integrativa para a composição do conteúdo da cartilha; avaliação da cartilha educacional quanto ao conteúdo por sete juízes especialistas, selecionados de acordo com os critérios de Jasper; avaliação de aparência e de semântica pelas quatro participantes do estudo, definidas pelo critério de acessibilidade conveniência. Nesse estudo, participaram, no período de maio a junho de 2022, duas mulheres transexuais e seis travestis, uma afirma não ter estudado, cinco com o 1o grau incompleto, uma com o 2o grau completo e uma cursando o nível superior; cinco são solteiras e três casadas, com idades entre os 25 aos 59 anos, autodeclaradas brancas, pardas e negras e com renda de até um salário-mínimo, sendo que três delas afirmam ser usuárias de drogas lícitas/ilícitas como álcool, cigarro e maconha. Em relação ao HIV, o tempo de diagnóstico e tratamento foi de 2 a 23 anos. Para obtenção dos dados, em uma entrevista on-line pela plataforma Google Meet, foi aplicado um roteiro de entrevistas semiestruturado. Para os juízes, um questionário de caracterização e um instrumento de avaliação acerca da trajetória profissional, questões com a escala do tipo Likert e um campo para sugestões para cada item analisado (objetivos, estrutura, apresentação e relevância da cartilha educacional). Na análise das entrevistas, utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo, na modalidade Análise Temática Categorial. Para aa avaliação de conteúdo, aparência e de semântica foi calculado o IVC pelo software IBM® SPSS® Statistics, versão 20.0. Foram definidas três categorias temáticas: << Nível de conhecimento sobre HIV/aids >>, << Os métodos de prevenção do HIV/aids >> e << A inserção social da pessoa vivendo com o HIV >>, que emergiram do processo de construção interpretativa das falas. Além disso, foi construída a << Cartilha educacional para a prevenção combinada do HIV para mulheres transexuais e travestis: adesão à TARV >>. Observou-se que as participantes do estudo apresentaram conhecimentos contraditórios sobre o HIV/aids, usavam preservativos internos e externos como método de prevenção do HIV e afirmaram que a pessoa soropositiva poderia ter um bom convívio social desde que estivesse em tratamento. A Cartilha foi avaliada pelos juízes especialistas com o IVC global 88%, e pelo público-alvo, 100%. À guisa de conclusão, considera-se que a cartilha válida para uso das transexuais e das travestis vivendo com HIV e a disponibilização nos Serviços de Assistência Especializada ao HIV/Aids, na Atenção Básica de Saúde, nos ambulatórios LGBTQIAPN+, entre outros serviços de saúde, um recurso informativo que promove a aquisição de conhecimentos para as condutas do autocuidado na prevenção de novos eventos adversos em consequência da infecção pelo HIV em função da não adesão à prevenção combinada. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Mulheres transexuais | pt_BR |
dc.subject | Travestis | pt_BR |
dc.subject | HIV | pt_BR |
dc.title | Construção e validação de uma cartilha educacional sobre prevenção combinada para as mulheres transexuais e as travestis vivendo com HIV | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4286425760826428 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7392652886296731 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Enfermagem | pt_BR |
dc.description.abstractx | Combined HIV prevention is characterized by different care approaches, such as biomedical, behavioral, and structural. They aim to meet the specific needs of the population regarding HIV. In the case under study, of transsexual women and transvestites, who have restrictions on their life possibilities by the perpetrated social inequality, linked to the diversity of gender expressions, in which health care is compromised. Thus, this study aims to build an educational booklet for the combined prevention of transsexual women and transvestites living with HIV. It is a mixed study carried out by the following steps: a) integrative review of the subject under study; b) qualitative, descriptive, and exploratory study aimed at analyzing the knowledge of two transsexual women and two transvestites living with HIV about HIV/AIDS and adherence to the Antiretroviral Therapy; c) methodological development study aimed at building an educational booklet based on the results of the qualitative, descriptive and exploratory study and the integrative review for the composition of the booklet's content; evaluation of the educational booklet in terms of content by seven expert judges, selected according to Jasper's criteria; evaluation of appearance and semantics by the four study participants, defined by the convenience accessibility criterion. The study included, from May to June 2022, two transsexual women and six transvestites. One claims not to have studied, five with incomplete primary school, one with complete secondary school and one studying higher education; five are single and three are married, aged between 25 and 59 years, self-declared white, brown and black and with an income of up to one minimum wage, and three of them claim to be users of licit/illicit drugs such as alcohol, cigarettes and marijuana . Regarding HIV, the time of diagnosis and treatment ranged from 2 to 23 years. The data collection happened online through the Google Meet platform. A semi-structured interview script was applied. For the judges, a characterization questionnaire, an evaluation instrument about the professional trajectory and questions with the Likert-type scale, and a field for suggestions for each analyzed item: objectives, structure, presentation, and relevance of the educational booklet were applied. In the analysis of the interviews, the Content Analysis technique was used in the Categorical Thematic Analysis modality. In the evaluation of content, appearance, and semantics, the CVI was calculated using the IBM® SPSS® Statistics software, version 20.0. Three thematic categories were defined << Level of knowledge about HIV/AIDS >>, << HIV/AIDS prevention methods >>, and << The social insertion of people living with HIV >>, which emerged from the process of interpretive construction of speeches. It was also created the << Educational booklet for combined HIV prevention for transsexual and transvestite women: adherence to TARV >>. It was observed that the participants of the study had contradictory knowledge about HIV/AIDS. They used internal and external condoms as a method of HIV prevention and stated that the seropositive person could have a good social life if they were undergoing treatment. The Booklet was evaluated by the expert judges with the global CVI of 88%, and by the target audience with 100%. By way of conclusion, it is considered that the Booklet is valid for use by transsexuals and transvestites living with HIV, and its availability in Specialized Assistance Services for HIV/AIDS, in Primary Health Care, in LGBTQIAPN+ outpatient clinics, among other health services, is an information resource that promotes the acquisition of knowledge for self-care behaviors in the prevention of new adverse events as a result of HIV infection due to non-adherence to combination prevention. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Thainara Torres de Oliveira.pdf | 5,01 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons