Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5031
Título: Análise e otimização de roteamento em Backbones OSPF utilizando MPLS-TE
Autor(es): Mário Alexandre Melo de Oliveira, José
Palavras-chave: Telecomunicações;Redes;IP;MPLS;OSPF
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Mário Alexandre Melo de Oliveira, José; Dueire Lins, Rafael. Análise e otimização de roteamento em Backbones OSPF utilizando MPLS-TE. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumo: O aumento da demanda pela utilização de novos serviços de valor agregado sobre as infraestruturas de rede baseadas no protocolo IP (Internet Protocol), tais como voz e vídeo, contribui para que as operadoras de telecomunicações enfrentem um grande desafio para prover um backbone estável, escalável e otimizado, para atender satisfatoriamente essas novas expectativas de tráfego dos seus clientes. As empresas de telecomunicações buscam uma rede com uma maior disponibilidade e menor custo. A tecnologia MPLS (Multi-Protocol Label Switching) é indicada para prover evolução, otimização e flexibilidade aos backbones atuais, mostrando-se uma tecnologia emergente a ser empregada nessas redes. O novo paradigma de transporte baseado no MPLS permite as operadoras de telecomunicações construírem, sobre as infraestruturas IP, ATM (Asynchronous Transfer Mode) e Frame Relay, um conjunto de soluções criativas e flexíveis para suprir essa nova demanda de serviços. Dentre esses serviços, destacam-se a oferta de Internet e VPN (Virtual Private Network) na rede da operadora apoiada pela implementação de uma arquitetura com QoS (Quality of Service) e satisfazendo os requisitos de TE (Traffic Engineering) sobre MPLS. Esta dissertação apresenta a engenharia de tráfego aplicada a backbone IP MPLS de uma operadora de telecomunicações, com a aplicação prática do MPLS-TE (Multi-Protocol Label Switching Traffic Engineering), analisando e otimizando os recursos de transmissão com caminhos redundantes não utilizados pelo protocolo OSPF (Open Shortest Path First)
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5031
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia Elétrica

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo2470_1.pdf6,54 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.