Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50305

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Ramon de-
dc.contributor.authorANDRADE, Tuca Henrique Verçosa Carneiro de-
dc.date.accessioned2023-05-17T16:31:10Z-
dc.date.available2023-05-17T16:31:10Z-
dc.date.issued2023-02-14-
dc.identifier.citationANDRADE, Tuca Henrique Verçosa C. de. Impressões docentes sobre o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50305-
dc.description.abstractO objetivo do presente trabalho foi analisar como os docentes percebem as influências da prova do ENEM na organização da escola, buscando entender a importância dada pela gestão e pelos professores ao ENEM. Para compreender a importância que o Exame Nacional do Ensino Médio tem nas políticas públicas de educação no Brasil buscamos as raízes das avaliações em larga escala no Brasil atual, entendendo que essas avaliações fazem parte de um contexto mais amplo de privatização da educação. Assim, analisamos documentos oficiais que tratam das avaliações em larga escala no Brasil, dando mais ênfase aos documentos que tratam do ENEM e realizamos uma série de entrevistas com professores do Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino Médio X, em Vitória de Santo Antão, optamos por ocultar o nome da escola.. Ao analisar as entrevistas à luz do referencial teórico percebemos que as avaliações em larga escala e o ENEM fazem parte do cotidiano da escola campo, acreditamos que o mesmo aconteça em outras escolas da rede estadual, uma vez que o ENEM é uma realidade nacional. As escolas de referência em ensino médio giram em torno dos resultados nas diversas avaliações em larga escala, sendo o ENEM uma avaliação com mais implicações para a realidade escolar, mesmo não sendo uma avaliação institucional. As falas dos docentes e da gestão da escola implicam na compreensão da existência de uma educação para os resultados, que é estimulada por ações do Estado, como bonificação ou divulgação dos resultados por escola, porém os docentes e a gestão não compreendem o processo violento ao qual são subordinados. Ao ouvir os docentes o presente trabalho concluiu que o ENEM afeta todaa dinâmica da sala de aula, influenciando na forma como professores e professoras realizam suas atividades em sala de aula. Compreendemos que o ENEM é uma das avaliações responsáveis por ocultar as contradições que ocorrem na dinâmica da políticaeducacional para o Ensino Médio.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSistema Nacional de Avaliação da Educação básicapt_BR
dc.subjectAvaliação das políticas educacionaispt_BR
dc.subjectProfesssores de educação básicapt_BR
dc.titleImpressões docentes sobre o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEMpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3314945451174546pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9016348910585182pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe aim of this study was to analyze how teachers perceive the influences of the ENEM test on school organization, seeking to understand the importance given by the management and teachers to ENEM. In order to understand the importance that the National High School Examination has in public education policies in Brazil, we seek the roots of large-scale assessments in Brazil today, understanding that these assessments are part of a broader context of privatization of education. Thus, we analyzed official documents dealing with large-scale assessments in Brazil, giving more emphasis to documents dealing with ENEM, and we conducted a series of interviews with high school teachers of the prestigious high school X, in Vitória de Santo Antão. By analyzing the interviews in the light of the theoretical framework, we realized that large-scale assessments and the ENEM are part of everyday life at the rural school, we believe that the same happens in other schools in the state network, since the ENEM is a national reality. The reference schools in secondary education revolve around the results of the various large-scale assessments, with the ENEM being an assessment with most implications for the school reality, even though it is not an institutional assessment. The speeches of teachers and school management imply the understanding of the existence of an education for results, which is stimulated by State actions, such as bonuses or dissemination of results by school, but teachers and management do not understand the violent process to which they are subordinates. By listening to the teachers, the present work concluded that the ENEM affects the entire dynamics of the classroom, influencing the way teachers carry out their activities in the classroom. We understand that ENEM is one of the assessments responsible for hiding the contradictions that occur in the dynamics of educational policy for Secondary Education.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Tuca Henrique Verçosa Carneiro de Andrade.pdf2,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons