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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50285

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Rodrigo José Pires-
dc.contributor.authorALBUQUERQUE, Leonardo Arcanjo de-
dc.date.accessioned2023-05-17T13:01:35Z-
dc.date.available2023-05-17T13:01:35Z-
dc.date.issued2022-12-22-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Leonardo Arcanjo de. Análise descritiva dos egressos em cursos de graduação em engenharia de produção: um estudo de caso na Universidade Federal de Pernambuco com base em dados do LinkedIn. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50285-
dc.description.abstractInvestimentos no ensino superior, tanto em universidades públicas quanto privadas, são de interesse da sociedade, visto que ela colhe os frutos desses investimentos quando os alunos concluem seus cursos de graduação. Segundo o Inep (2022), em 2020 o Brasil teve 1.278.622 concluintes no ensino superior. É importante, então, que a sociedade conheça as principais características dos ingressantes, dos acadêmicos da instituição e de seus egressos. Assim, esta pesquisa tomou como base a existência do estudo de egressos para a proposição de um modelo para seu acompanhamento, baseado em três pilares: Carreira Profissional, Formação e Experiência Internacional. Além disso, o seu impacto nos interesses dos principais stakeholders do processo de formação de um aluno em egresso: candidato, aluno, egresso, empresas contratantes, professores, gestão da Instituição de Ensino Superior e a sociedade. Então, foi desenvolvido um estudo de caso aplicado com análise estatística de dados dos egressos do curso de graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Pernambuco, campus Recife. Em um universo de 509 egressos, formados entre 2003 e 2020, foram analisados os currículos do LinkedIn de 256. As variáveis consideradas foram: para Carreira Profissional, cargo, localização do cargo, empresa e setor da economia; para Formação, curso, tipo, instituição e localização; para Experiência Internacional, países dos cargos e cursos. A maioria dos egressos encontrados chega a cargos de liderança, e aproveita muitos dos conceitos vistos durante a graduação para desenvolver habilidades de gestão e colocar em prática nas empresas em que estão inseridos. Através do estudo de caso, foi possível visualizar particularidades dos egressos do curso e comprovou-se a aplicabilidade em outros cursos do Brasil, e o impacto para a sociedade desenvolvido apresenta-se na forma de conhecimento gerado para a tomada de decisões dos stakeholders. Foi possível perceber também impactos econômicos e financeiros, com potencial redução de custos para as instituições de ensino e aumento da eficiência, com crescimento de faturamento e lucratividade por parte das empresas e setores em que os egressos estão inseridos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia de produçãopt_BR
dc.subjectEgressospt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.subjectEstatísticapt_BR
dc.titleAnálise descritiva dos egressos em cursos de graduação em engenharia de produção : um estudo de caso na Universidade Federal de Pernambuco com base em dados do LinkedInpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8971389201153094pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8895667604896314pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.description.abstractxInvestments in university education, public or private, are in the interests of society, since it reaps the benefits of such investments when students conclude their undergraduate courses. According to Inep (2022), in 2020 Brazil had 1.278.622 university graduates. It’s important, therefore, that society gets to know the main characteristics of those entering, the academics in university and the alumni. So, this research took the existence of alumni study to propose a model to their assessment, based on three pillars: Professional Career, Study and International Experience. Furthermore, their impact on the interests of the main stakeholders in the process of a student becoming an alumnus: candidate, student, alumni, contracting companies, professors, management of the University and society. Then, a case study was developed with statistical analysis of the data of alumni from the Production Engineering undergraduate course in Universidade Federal de Pernambuco, campus Recife. In a universe of 509 alumni, a sample of 256 LinkedIn resumes was analyzed. The considered variables were: for Professional Career, job title, job location, company and economic sector; for Study, course, type, institution and location; for international Experience, country of the jobs and courses. Most of the alumni found get to leadership positions, and they appropriate much of the concepts seen during their undergraduate studies to develop management abilities and act in the companies they’re in. With the case study, it was possible to visualize the particularities of the course’s alumni and the applicability in other courses from Brazil was verified, and the impact to society developed presents in the form of knowledge generated for the stakeholder’s decision making. It was possible, as well, to perceive economic and financial impacts, with potential cost reduction for the educational institutions and increase of the efficiency, with revenue and profitability growth to companies and sectors in which the alumni are acting.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional - Engenharia da Produção

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