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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, MARIA SANDRA MONTENEGRO-
dc.contributor.authorVITAL, BÁRBARA ANDREZA SANTOS-
dc.contributor.authorARAÚJO, MARIA DALVANEIDE DE OLIVEIRA-
dc.contributor.authorSILVA, MARIA SANDRA MONTENEGRO-
dc.date.accessioned2023-05-16T19:40:18Z-
dc.date.available2023-05-16T19:40:18Z-
dc.date.issued2022-11-08-
dc.date.submitted2023-04-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50270-
dc.description.abstractO presente artigo justificou-se pela necessidade de investigar e compreender sob a ótica docente quais adaptações foram necessárias as percepções, implicações e o impacto na saúde mental e emocional dos docentes do ensino fundamental anos iniciais, de uma escola municipal da cidade de Recife/PE. Devido ao advento da pandemia no Brasil, elencar as potencialidades e desafios do ensino remoto emergencial, com o ensejo de identificar os possíveis impactos e conseqüências causadas na construção do currículo e seus desdobramentos no desenvolvimento individual dos docentes. Para esta pesquisa foram delineadas etapas para uma conclusão satisfatória, que sanasse as indagações contidas nos objetivos da mesma. Sendo elas: Pesquisa bibliográfica, entrevista semiestruturada e análise dos resultados. Adotamos o estudo de caso como estratégia de investigação, por considerar a vantagem de sua aplicabilidade a situações humanas à contextos contemporâneos de vida real (DOOLEY, 2002). Tendo como critério de classificação, segundo Yin (1993) Descritivo único, pois, busca “descrição completa de um fenômeno inserido no seu contexto” (MEIRINHOS, OSORIO, 2010, p. 57), a partir do caso um sujeito pesquisado. Nossos resultados apontam que há uma pequena, contudo, crescente quantidade de trabalhos sobre o tema e salientamos que é célere a necessidade que mais pesquisadores se debrucem sobre a temática, a fim de fomentar medidas não mais preventivas e sim, mitigadoras do que pode ser reconhecido como “mal estar docente”.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSaúde Mentalpt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectPandemia COVID-19pt_BR
dc.titleO IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NA SAÚDE MENTAL DE DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS : estudo de caso de uma docente da rede municipal de Recife.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coARAÚJO, MARIA DALVANEIDE DE OLIVEIRA-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2562864342968393pt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanas -Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DFSFE) - Departamento de Fundamentos Sociofilosóficos da Educaçãopt_BR
dc.degree.graduationPEDAGOGIApt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1786061449664963pt_BR
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