Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50237

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Luiz Augustinho Menezes da-
dc.contributor.authorANDRADE, Luana Micaelly Francisca de-
dc.date.accessioned2023-05-16T12:51:06Z-
dc.date.available2023-05-16T12:51:06Z-
dc.date.issued2021-05-23-
dc.date.submitted2023-05-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50237-
dc.description.abstractO emprego do desenho no ensino vem desde tempos remotos na idade média, e com o decorrer do tempo houve especializações nos estilos e caracteres, e uma delas a exemplo, é a ilustração cientifica. Caracterizada como a arte de representar o realismo, descrevendo cenas, fenômenos ou organismos. Frente a isso a utilização da percepção abrange a realidade das pessoas, para tal sua utilização no ensino engloba experiências e vivências. Visando este ponto de abordagem o presente trabalho teve como objetivo investigar as percepções de estudantes do Ensino Médio sobre o conteúdo de aves para desenvolvimento de ilustrações (desenho) a serem utilizadas como estratégias didáticas voltadas ao Ensino de Ciência/ Biologia. Para o desenvolvimento deste trabalho foi levantada a percepção dos estudantes, a partir da aplicação de questionários com perguntas subjetivas e intervenções dialogadas em seguida ilustrações sobre as aves foram construídas. Participaram do trabalho 86 estudantes, os quais apresentaram fenômenos relacionados a morfologia, anatomia, taxonomia, evolução, fisiologia e curiosidades ao abordarem suas percepções, atribuídos suas próprias experiências no processo construtivo; em vista disso conferiu-se ilustrações de aves como propostas didáticas para o ensino-aprendizagem das aves, de acordo com o que foi explanado durante os momentos de questionário e intervenção dialogada. Concluímos que a utilização da percepção para desenvolvimento de ilustrações científicas é um recurso viável e eficaz, pois aborda a realidade do estudante, e isso torna o ensino mais atrativo e estimulante.pt_BR
dc.format.extent70 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvespt_BR
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectZoologiapt_BR
dc.subjectMaterial Didáticopt_BR
dc.titleRiscos e rabiscos: ilustrando as aves através da percepção dos estudantes da rede básica de ensinopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9464662192559604pt_BR
dc.description.abstractxThe use of drawing in teaching comes from remote times in the Middle Ages, and over time there have been specializations in styles and characters, and one of them, for example, is scientific illustration. Characterized as the art of representing realism, describing scenes, phenomena or organisms. In view of this, the use of perception encompasses the reality of people, for which its use in teaching encompasses experiences. Aiming at this point of approach, the present work aimed to investigate the perceptions of high school students about the content of birds for the development of illustrations (drawing) to be used as didactic strategies aimed at the Teaching of Science / Biology. For the development of this work, the students' perception was raised, based on the application of questionnaires with subjective questions and dialogued interventions, after which illustrations about the birds were constructed. 86 students participated in the study, who presented phenomena related to morphology, anatomy, taxonomy, evolution, physiology and curiosities when addressing their perceptions, attributed their own experiences in the construction process; in view of this, illustrations of birds were given as didactic proposals for the teaching-learning of birds, according to what was explained during the moments of questionnaire and dialogued intervention. We conclude that the use of perception for the development of scientific illustrations is a viable and effective resource, as it addresses the student's reality, and this makes teaching more attractive and stimulating.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andrade, Luana Micaelly Francisca de (1) (1).pdf2,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons